Por Maria Laura p. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020
Carona é o segundo livro autoral de Guilherme Karsten, publicado no Brasil em 2020, mas conhecido do público primeiramente na França, em 2019.
Como um conto cumulativo, a narrativa é construída pela ideia circular daquelas histórias que podem nunca ter um fim. Mostra um conjunto de personagens que pega uma mesma carona de carro, cada um na sua vez, indo para o mesmo lado, trazendo consigo diferentes elementos que os constituem enquanto personagens da narrativa, e que vão acumulando-se sobre o teto do carro.
Os leitores pequenos apreciam muito essas narrativas, pois são convocados a participar da construção literária proposta, auxiliam nas entrelinhas de repetição, nas possibilidades sonoras das rimas e sabem que na próxima leitura já podem inferir seus conhecimentos a respeito dela.
E quando você acha que existe uma lógica para a apresentação de cada personagem a pedir carona em cada virada de página, a surpresa aparece e brinca com o horizonte de expectativa constituído, já que o motorista, um surfista, recebe um mergulhador em sua primeira parada, mas logo em seguida, dá lugar a um super herói que também torna-se membro do grupo no carro, seguido por um jacaré e um ladrão, que já pode ser percebido um pouco antes, através de um cartaz de procurado localizado numa parede na página anterior.
O autor brinca também com a intertextualidade, trazendo, entre as personagens que se avolumam dentro do carro, algumas já conhecidas, como a Chapeuzinho Vermelho e o Lobo (que é deixado para trás).
Assim, cada personagem, com seus pertences agigantados, vai tomando lugar na viagem. Com desenhos em cores vivíssimas e ilustrações que enchem as páginas duplas, o livro abre horizontalmente e, assim, o objeto amplia o cenário da cidade. O ponto alto da história é quando, em página dupla, o espaço é todo tomado por uma grandiosa onomatopeia, indicando um barulho estrondoso, e uma imagem de explosão que espalha os objetos que conhecíamos anteriormente.
Mesmo descobrindo que: “com tanta gente, não há roda que aguente!” (KARSTEN, 2020, p. 26), o leitor ainda se sente convidado para embarcar também nessa aventura “apertada” e motorizada.
Levando o título "THE RIDE", o livro recebeu Menção Honrosa no Prêmio Internacional Serpa de Álbum Ilustrado, no ano de 2017, em Portugal, e recebeu também a Golden Plaque statue, na Eslováquia, em 2019.
Além da publicação brasileira, feita pela Cia das Letrinhas, o livro ganhou vida “pluri” língue: na França, pela Le Seuil Jeneusse, em 2019; na Inglaterra, pela TATE, em 2020; na China, pela Guangxi Normal University Press Group, em 2020; na Coréia do Sul, pela Dongsim e na Espanha, pela Editora Kalandraka, ambas em 2020.
REFERÊNCIA
KARSTEN, Guilherme. Carona. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2020.
AUTORES
- Guilherme karsten (Escritor)