literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Chef Brasil: saboreando histórias
VOLTAR
RESENHA

Por Thayse da Costa Machado
Mestre em Educação – PPGE/UFSC
2020

Chef Brasil: saboreando histórias é um livro de Dílvia Ludvichak, ilustrado por Rubem Filho. A capa é composta pelo título, o nome da autora e do ilustrador, a editora e as ilustrações. O livro possui duas orelhas. Na inicial é informado os títulos dos livros da coleção Mistura Brasileira e seus autores; na última, o site da editora do livro. Nas páginas finais são apresentadas informações sobre a carreira da autora e do ilustrador.

A história gira em torno da culinária brasileira, a sua história, as suas diversas origens e influências e a importância de uma alimentação saudável e diversificada. O Chef chamado Brasil “[...] viajou mundo e meio, contando o que comeu, ouviu e viu. Descobriu que todo alimento tem uma história para contar, e, se a gente educar o ouvido, os olhos e o paladar, perceberá com facilidade que a comida tem memória, que comer é, também, um ato de recordar” (LUDVICHK, 2016, p. 11). De forma poética, a história revela a diversidade da culinária brasileira a partir das diferentes culturas que constituem o país.

As ilustrações são coloridas e bem construídas, revelam a diversidade da culinária, dos locais, das pessoas e possuem detalhes que ampliam o enredo. Nas páginas finais, são evidenciados os nomes das vestimentas do Chef Brasil e para que servem. Ainda, há uma brincadeira com os ditos populares que envolvem alimentos e um mapa do Brasil com as festas populares de cada região que tem a comida como atração principal, por exemplo, a Festa do Pinhão, em Lages/Santa Catarina.

REFERÊNCIA

LUDVICHAK, Dílvia. Chef Brasil: saboreando histórias. Il.: Rubem Filho. São Paulo: Paulus, 2016.


AUTORES

Imagens