Por Maria Laura p. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020
Cidade da Chuva é o livro de imagem publicado por Humberto Soares no ano de 2015. Com 96 páginas e com capa dura, o livro é abraçado por uma cinta que, quando aberta, sua parte interna transforma-se em um pôster com a imagem dos protagonistas da narrativa.
O que pode acontecer quando Sol e Chuva se encontram e se apaixonam?
É sobre esse encontro que versa a narrativa de Humberto Soares. Cabeça de Sol conhece a Princesa Olhos d´Água quando visita a Cidade da Chuva. O encontro de um amor à primeira vista é demarcado por uma das partes mais significadas do objeto livro, pois, a imagem da página dupla une as duas personagens, usando a dobra do livro para essa conexão, e vai além. As abas se abrem, ampliando o tamanho das páginas, e dando ao leitor a experiência de visualizar a imagem da parte submersa da cidade da chuva.
O sol, exausto de seus afazeres, resolve viajar e, ao chegar na Cidade da Chuva, encontra aquela que será o amor da sua vida, a princesa Olhos d´Água. Apesar de viverem em mundos tão diferentes, descobrem que esse amor pode dar certo e assim como o casamento de viúva, o encontro dos dois produz um arco-íris imenso, colorido. E para os moradores da cidade (que agora não tem mais tanta água assim), resta descobrir o que fazer com os tantos guarda chuvas acumulados.
Para a publicação do livro, o autor contou com o apoio da Fundação Cultural de Joinville.
Ao terminar a leitura, para complementar suas experiências, o leitor poderá acessar os vídeos musicados sobre a história:
Cidade da Chuva: https://www.youtube.com/watch?v=JMfNKSkku58
Casamento de Viúva: https://www.youtube.com/watch?v=XRrkCveKfdI&list=PLYH_e2ALwXhXKrQxnN8Dz5K2I817yWUgl&index=2&app=desktop
Vídeos do autor contando sobre s história: https://www.youtube.com/watch?v=UnNkviBfaNA
REFERÊNCIA
SOARES, Humberto. Cidade de Chuva. Joinville: Edição do autor, 2015.
AUTORES
- Humberto Soares (Escritor)