literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

De A a Z, uma história Poética da Brincadeira do Boi-de-Mamão na ilha de Santa Catarina
VOLTAR
RESENHA

Por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso dePpedagogia /UFSC
Bolsista Pró-Extensão
2013

O livro De A a Z, uma história Poética da Brincadeira do Boi-de-Mamão na ilha de Santa Catarina, de Marcoliva, traz a vivência do grupo Boi-de-Cá, fundado em 2006. Morcoliva pesquisa o folclore catarinense e o projeto do Boi-de-mamão acontece na Escola Osmar Cunha, na comunidade de Canasvieiras, Florianópolis. E é a partir de poemas rimados que a história do Boi-de-Mamão encanta e prende o leitor.

O boi, única herança que o pai de Mateu lhe deixou, é a figura principal da história, ele dança e é muito querido por seu dono.. Maria, grávida, deseja comer o coração do Boizinho e Mateu, que prometeu no altar fazer os desejos de Maria, manda matar o boi, o animal morre de desgosto, mas é salvo pela “bezendura” do médico que por ali passava.

Com o Boi vivo e dançando de novo, os outros animais e personagens, que complementam a história, fazem a festa pelo Boizinho tão querido pelo povo. Os personagens são todos citados e apresentados. No final do livro, o leitor encontra um glossário explicando alguns vocábulos e dando informações sobre os personagens do texto.

As ilustrações, em preto e branco, ajudam a narrar a história, com imagens pintadas por Denilson Antonio. 

MARCOLIVA. De A a Z, uma história Poética da Brincadeira do Boi-de-Mamão na ilha de Santa Catarina. Il. Denilson Antônio. Florianópolis: Bernúncia, 2012. 


AUTORES

Imagens