literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Ida e Volta
VOLTAR
RESENHA

Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Em um livro de Ida e Volta, a história narrada pelas imagens de Juarez Machado começa já na capa, com a imagem de um chuveiro, uma cortina de banho e pegadas molhadas pelo chão. E, a partir dali, as imagens narram o caminho de um personagem durante uma parte de seu dia.

O personagem principal da narrativa é uma pessoa misteriosa, o leitor o imagina como sendo o personagem que quiser. O fio da narrativa se dá pelas imagens das pegadas deixadas pelo personagem durante todo o trajeto. Sua presença é marcada nos lugares onde passa, pelas marcas deixadas no chão. 

Todo o caminho percorrido é mostrado pelas pegadas e características físicas dos ambientes: uma mesa com objetos usados para tomar o café da manhã, pegadas que simulam uma coreografia de dança, em um ambiente com um gramofone, a maçã retirada da árvore, um cabide vazio dentro de um guarda roupa, um vaso de flores que chega até as mãos de uma senhora idosa, uma loja de bicicletas, entre outros detalhes que compõem o espaço narrativo. As cenas se dividem também entre outros personagens, que cruzam suas pegadas com o protagonista da história, um cachorro, uma velhinha, um personagem de circo e um pintor de letreiros, que acaba sendo atropelado pelo personagem no final da história.

A contracapa do livro também entra na história, quando a imagem que a contempla mostra o personagem, apresentado na capa, se dirigindo novamente ao chuveiro.

Assim, Ida e Volta se apresenta como uma história circular, na qual fim e início dividem o mesmo espaço, permitindo ao leitor começar a narrativa pela imagem que escolher e seguir o caminho que melhor lhe convier, instigando assim seu poder imaginativo.

MACHADO, Juarez. Ida e Volta. São Paulo: Agir, 1986.

AUTORES

Imagens