Por Karoline Rosa da Silva
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017
O Peregrino é um livro escrito pela autora Cristina Marques, ilustrado por Monika Papescu e publicado em Blumenau pelo Estúdio Criação Bureau, em 2010. O livro tem a estrutura de uma narrativa curta, na qual ocorre uma relação estreita entre as imagens e o texto escrito.
A narrativa é escrita em terceira pessoa, apresenta alguns diálogos curtos e conta a história de um príncipe que precisou percorrer todo o Reino de seu pai, o Rei, a fim de conhecê-lo para que tivesse condições de governar, uma vez que seu pai já estava velho e necessitava entregar o reinado para ele, seu herdeiro. Assim, com roupas de camponês nas estradas de fronteira do Reino, o príncipe segue a sua jornada e é chamado pelos quatro velhos sábios do Grande Conselho do Reino de Peregrino.
Na sua trajetória, o príncipe vai descobrindo toda a simplicidade daquelas terras e daqueles que moravam ali, desde os órfãos e viúvas até os pequenos detalhes da natureza. Porém, chega um dia que ele sente a necessidade de voltar. Os sábios já o esperavam no caminho e perguntaram sobre o que aprendeu, e ele relata que aprendeu muito com os homens, mas, sobretudo, com a natureza. Disse a eles que com ela teve grandes ensinamentos, como o significado de integridade e de responsabilidade, aprendeu a temer o destino com confiança e humildade, que transformações fazem parte da vida e como lidar com o sofrimento. Assim, os sábios percebendo que o príncipe estava preparado para assumir o trono, abençoaram-no e disseram-lhe: “Bem-vinda, majestade!”.
MARQUES, Cristina. O Peregrino. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2010.
AUTORES
- Cristina Marques (Escritor)