literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O silêncio do olhar
VOLTAR
RESENHA

Por Gizelle Kaminski Corso
Doutora em Literatura – UFSC
Professora de Português Instituto Federal da Santa Catarina – Florianópolis
2017

Palavras, cheiros, sabores e suas infinitas combinações são elementos-chave no romance O silêncio do olhar, da escritora Kátia Rebello, porque o percorrem de ponta a ponto. Dois poetas, uma vendedora de perfumes e o aconchego em uma pousada de uma praia afastada da cidade; poucos personagens, mas muitas histórias que se fundem: Fábio e Solano Braz, Anita e a Pousada das Gaivotas.

Anita, vinda do interior, envolve-se com Fábio, bancário de profissão e poeta de paixão. Embora tenha facilidade em expor seus versos no papel, e apresente intimidade com as palavras, Fábio tem dificuldade para externalizar o que sente à amada. Essa ausência de palavras em sua vida, aliada ao silêncio constante do namorado que, além de não lhe dizer o que sente, não lhe mostra os poemas que escreve, será o elemento propulsor de toda a narrativa, que é contada em primeira pessoa, na perspectiva de Anita.

Sabendo que o namorado se corresponde com o poeta Solano Braz, a quem envia os originais de seus escritos, e intentando saber se revela ao outro os sentimentos que nutre por Anita ou Pipa, apelido atribuído pelo pretenso poeta à jovem por vê-la “como uma pipa solta no ar, livre, indomável...” (p. 19), a vendedora de perfumes descobrirá o endereço de Braz e irá até ele, sem o conhecimento do namorado, com o propósito de descobrir exatamente a natureza das produções poéticas de Fábio.

Será, portanto, na Praia das Gaivotas, situada no litoral catarinense, paraíso natural onde o outro poeta mora, que a maior parte da narrativa dessa premiada escritora e membro da Academia Desterrense de Letras e da Academia São José de Letras, e todas as suas tramas e tranças irão se desenvolver. Com a leveza e clareza de sua escrita, e por se demonstrar mais experiente com a arte das palavras, Kátia Rebello, prenderá a atenção do leitor do início ao fim e, embora o desfecho possa ser previsível, os caminhos trilhados pela narrativa são surpreendentes.

REBELLO, Kátia. O silêncio do olhar. Florianópolis: Papa-Livro, 2011. 78 p.


AUTORES

Imagens