literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Vovô Toni e a vida no sítio
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

O livro Vovô Toni e a vida no sítio, escrito por Marinelva Bonassi Machado e ilustrado por Claudia Ramos Moschetta, foi publicado no ano de 2015 e narra detalhes da memória de uma personagem que narra a vida na fazendo ao lado de seus primos e do avô, destacando os elementos que para ela foram importantes, quando relembra de seu avô, e as coisas que ele gostava de fazer nesse ambiente, dentre eles, o cuidado com a horta e com os animais do sítio. O leitor pressupõe que é a história da infância da autora, informação que só é confirmada quando a narrativa termina.

O livro brochura tem 26 páginas, faz parte de uma coleção de Pedagogia Logosófica (a explicação vem ao final do livro como paratexto), e traz em sua composição uma folha de adesivos, com elementos presentes nas ilustrações das narrativas, que podem ser usados e colados para preencher duas páginas de ilustrações com um fundo com poucos detalhes

As ilustrações de Claudia A. Ramos ocupam sempre a página direita na sequência do livro, confeccionada a partir da técnica de colagens de elementos que lembram os aspectos naturais de um sítio, e usando diferentes materiais, como papéis coloridos, tecidos, miçangas e fitas.

REFERÊNCIA

MACHADO, Marinelva Bonassi. Vovô Toni e a vida no sítio. Il.: Claudia Alessandra Ramos Moschetta. Chapecó: Gráfica Arcus, 2015.


Imagens