literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Eliane Santana Dias Debus
VOLTAR

2012

Eliane Santana Dias Debus nasceu em 1966, na cidade de Sombrio (SC), e reside há 20 anos em Florianópolis. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com a dissertação “Entre vozes e leituras a recepção da literatura infantil e juvenil” (1996); Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com a tese “Monteiro Lobato e a formação de leitores” (2001). É professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos de Literatura Infantil e Educação para a Literacia (LIBEC), da Universidade do Minho, Braga/Portugal. 


Como pesquisadora da área de literatura infantil e juvenil, tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros, como:

* Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido (UFSC/UNIVALI, 2004)

* Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (Paulus, 2006)

* A literatura Infantil e Juvenil de Língua Portuguesa: Diálogos do Brasil e d’além mar (Nova Letra, 2008); e organizou junto com Dilma Juliano e Chirley Domingues 

* Literatura Infantil e juvenil: estudos e reflexões (UNISUL, 2010).

Na literatura de ficção, na década de 1980, recebeu prêmios literários na categoria poemas e crônicas nas faculdades de Mandaguari (PR) e UNESC (SC). Para crianças, publicou:

* O medo e seus segredos (Franco, 2008); e 

* É tempo de Pão-por-Deus (Copyart, 2011).

BIBLIOGRAFIA