literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Antonieta
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Aparecida Rita Moreira
Doutora em Literatura – PPGL/UFSC
Professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina
2020

Com o mote “Quem é Antonieta de Barros? Chega pertinho que eu te conto”(DEBUS, 2019, p. ),  Eliane Santana Dias Debus, professora e pesquisadora de literatura infantil e juvenil, apresenta para crianças, jovens e adultos a história de Antonieta de Barros, em um livro encantador. Com ilustrações de Annie Ganzala, a narrativa inicia lembrando os espaços que levam o nome de Antonieta de Barros. A linguagem lírica permeia o texto, construindo uma biografia poética, fruto de um trabalho de pesquisa que traz o pseudônimo de Antonieta criança, que apresenta sua família e seu percurso de mulher negra, que, no cenário masculino e branco deixa sua marca.

A escritora, Eliane Debus, cuja trajetória é marcada pelo convívio com a literatura infantil e juvenil e com a pesquisa, consegue unir esses dois elementos nesse livro. A vida de Antonieta, da infância à morte, é retratada possibilitando ao leitor conhecer Antonieta menina, Antonieta jovem professora, Antonieta escritora, Antonieta deputada, Antonieta que se eterniza como nome de rua e de túnel.

No final do livro, a escritora traz uma cronologia de Antonieta de Barros, com detalhes que legitimam o texto literário, ao mesmo tempo em que auxiliam o leitor a (re)conhecer Antonieta como personalidade catarinense e brasileira. Se os textos teóricos já denunciavam a paixão da escritora pela literatura, “Antonieta” confirma essa paixão, um texto que se inscreve no contexto da literatura afro-brasileira que inspira e empodera crianças, jovens e adultos negros/as.

REFERÊNCIA

DEBUS, Eliane. Antonieta. Il.: Annie Ganzala. Tubarão: Copiart, 2019.


AUTORES

Imagens