literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Elza de Mello Fernandes
VOLTAR

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES
2013

Elza de Mello Fernandes nasceu em 26 de outubro de 1953, em Içara, cidade situada ao sul do estado de Santa Catarina, na qual sempre residiu. É professora aposentada da Rede Pública daquele município e atua como Assistente Pedagógica na Rede Pública Estadual. É graduada em Pedagogia, pela Universidade de Blumenau – FURB. Fez pós-graduação, especialização na área da Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro – FFCLR, e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.


A escritora tem um profundo amor pela literatura. Esse sentimento não lhe permite escolher apenas um gênero, mas confidencia que tem uma especial predileção pela poesia. Para ela, é na composição dos poemas que os poetas “expõem entre rimas e versos o ser lírico, as emoções e sentimentos, a sensibilidade criadora”[1]. Elza de Mello Fernandes ocupa a cadeira número oito da Academia Içarense de Letras – AILA. É poetisa, colunista e historiadora. Gosta de narrar em versos e prosa os encantos e desencantos da sua terra e da sua gente. Publicou Primeiro poema em 1985; Içara Nossa Terra Nossa Gente, em 1987; e uma edição revisada desta obra em 2006, com o título de O Município de Içara: Nossa Terra, Nossa Gente. Vai lançar, ainda este ano, Raízes do Saber Popular: os mitos, os ritos e o folclore. No gênero infantil, a autora fez sua primeira inserção em 2013, publicando Leca, Lica e Loca: as cachorrinhas sapecas!, um livro dedicado a todas as crianças que amam a leitura.



[1] Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (8).Disponível em: http://www.aila.com.br/academicos-membro.php?cd_membro=40. Acesso em 21 de jan. 2013.


BIBLIOGRAFIA