literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Leca, Lica e Loca: As cachorrinhas sapecas!
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES
2013

Leca, Lica e Loca: as cachorrinhas sapecas! foipublicado em 2013, escrito por Elza de Mello Fernandes e ilustrado por Rodrigo Gonçalves Sebastião. A capa colorida apresenta as personagens principais da narrativa, e a contracapa, além de trazer a biografia da autora, faz um convite ao pequeno leitor para “embarcar” numa “viagem no mundo de Leca, Lica e Loca, três cachorrinhas sapecas e seus amigos que viraram história”.

A história começa num curral onde nasceram as pequenas. Elas cresceram no meio da bezerrada, tomando “o leite da hora” (Fernandes, 2013, s/p). As cachorrinhas eram muito alegres e sociáveis. Mas, “Mamãe Pretinha vivia preocupada./ Lica, Loca e Leca eram tão bagunceiras!/ Apesar de muito bem amadas, /as filhas sempre aprontavam/ e as atenções redobravam” (idem). Maga era sua dona e um dia “levou-as a um passeio [...]” (idem).

Leca, Lica e Loca: as cachorrinhas sapecas! é um livro “leve”, que brinca com a rima, com o ritmo e com a sonoridade da linguagem poética, fazendo a narrativa desenrolar-se de modo lúdico e envolvente. Em sua poesia e leveza, mostra como a criança e seus animaizinhos podem ser receptivos e viverem a aceitação e o afeto em diferentes circunstâncias. E foi assim que, numa bela tarde, “Lica, Leca e Loca/ caíram na real./ Elas tinham novo dono/ ou melhor, uma doninha/ com ares de anjo e ordens de rainha./ [Elas] afagaram Esterzinha, /rolaram aos seus pés [...]” e já estavam preparadas para as novas aventuras.

FERNANDES, Elza de Mello. Leca, Lica e Loca: as cachorrinhas sapecas! Içara: Ed. do autor, 2013.


AUTORES

Imagens