literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Domingos Fossari
VOLTAR

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC
2013

Domingos Fossari é natural de Itaqui, no Rio Grande do Sul; nasceu em 1917 e faleceu em Florianópolis em 1987. Demonstrou desde muito cedo aptidão para as artes plásticas. Foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes em Buenos Aires, na Argentina. Em Porto Alegre, especializou-se pela técnica de pintura em bico de pena.

Em Florianópolis foi colaborador como ilustrador e chargista de jornais como O Estado, A Gazeta e Jornal de Santa Catarina. Gostava também de fazer caricaturas.

Em 1979, ilustrou o livro Casa dos açores: museu etnográfico, publicação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, com figuras confeccionadas em preto e branco, usando a técnica do bico de pena. Em 1978, publicou o livro Florianópolis de ontem, com suas gravuras de paisagens da capital catarinense. Publicou também o livro caricaturas Assim os Vejo... Homens do Meu Tempo, em 1973, com caricaturas de pessoas importantes da época.

Seus trabalhos se caracterizam pelo acabamento impecável, marcados pelas paisagens de Florianópolis. Dedicou grande parte da sua vida pintando a cidade que escolheu para viver, deixando ao público um acervo histórico cultural sobre a cidade.


imagem: autorretrato do pintor

BIBLIOGRAFIA