literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Luana von Linsingen
VOLTAR

por Aline Lucia Silva
Acadêmica de Pedagogia – PET Pedagogia - UFSC
2012

Luana von Linsingen nasceu em Florianópolis (SC), no dia 24 de maio de 1979; e desde então, habita o distrito de Santo Antônio de Lisboa, ao norte da ilha. Casou-se aos 27 anos com o designer e ilustrador Maus Ventura, com quem faz algumas parcerias de trabalho. Ela é mãe de Bernardo de dois anos e seis meses de idade (2013).

Concluiu o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1996. Em 2005, graduou-se em Ciências Biológicas pela UFSC. Tornou-se mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), realizado também na UFSC, no ano de 2008. Luana von Linsingen é professoar efetiva na Rede Pública Municipal de Florianópolis, SC, onde leciona Ciências.

Além de bióloga, professora e mestre, é também escritora de livros infanto-juvenis e contos, redatora, editora, revisora, pesquisadora com alguns artigos publicados em revistas científicas, ministra palestras em universidades e escolas. Dançou Ballet, Dança Moderna, Jazz, Afro, Capoeira, Flamenco, dos seis aos 23 anos, quando parou por problemas no quadril. 


Linsingen é autora de três livros infantis e juvenis. O primeiro, A casa de Hans Kunst  (Saraiva, 1997), está atualmente na sua 4ª edição. O segundo, O botão grená (Saraiva, 2000), escrito em parceria com Rosana Rios,  foi selecionado para o PNLD/SP 2002 e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. ‘ Seu terceiro e último livro publicado, Os Croquetes em A mansão de Quelícera (Letras Contemporâneas, 2001), dessa vez infantil, foi selecionado como texto-base para RPG educacional sobre História da Arte na Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC.  A autora possui outras obras já prontas, porém ainda não publicadas por “ barreiras editorias”, como relata em seu blog (luana.tracaletras.com.br).

Luana tem três contos publicados: “Comer: verbo impulsivo” publicado em Florianópolis, por AMSAL Notícias em 2001; “Eu, vestibulando” também em Florianópolis, por AMSAL Notícias em 2003; e por fim, “ Tropeços em nossas idiossincrasias”, Florianópolis, em O Canudo, 2004. 


Referências

*Blog de Luana von Linsingen – Escrivaninha http://luana.tracaletras.com.br

*Site da Associação de Escritores e Ilustradores de literatura infantil e juvenil de Santa Catarina – AEILIJ-SC  http://aeilijsc.autonomia.g12.br

*Site Books de divulgação literária http://books.webcontente.com 


BIBLIOGRAFIA