literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Daniele Freitas Pacheco
VOLTAR

Por Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira
Doutora em Educação – PPGE/UFSC
2020

Daniele Freitas Pacheco nasceu em Criciúma, cidade do sul do estado de Santa Catarina e hoje reside em Imbituba, localizada no mesmo estado, cidade em que atua como professora de Língua Portuguesa. É graduada em Letras, Português e Inglês, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Na pesquisa de mestrado (PACHECO, 2015), Daniele tratou da produção de narrativas digitais no Ensino Médio integrado à Educação Profissional.


Daniele considera-se uma amante das letras. Sua trajetória como escritora no campo literário iniciou ainda na adolescência quando publicou alguns textos num blog de sua autoria. Ela também participou de diversos concursos literários como o IX Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras, no qual teve seu texto publicado, o Prêmio Nacional TOC 140 – Poesia no Twitter, organizado pela Fliporto e o concurso Literário Cuore em 2014, no qual foi vencedora do 2° Prêmio, com o livro O perdedor de livros, publicado no ano seguinte pela editora. Esse livro, o primeiro da autora na categoria infantil e juvenil, conta uma história inspirada na vida real, vivenciada pela escritora quando trabalhou numa biblioteca escolar. 

Referências:

PACHECO, Daniele Freitas. O perdedor de livros. Ilustração de Martina Schreiner. São Paulo: Cuore, 2015.

PACHECO, Daniele Freitas. A produção de narrativas digitais no ensino médio integrado à educação profissional. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/158396. Acesso em 22 jan. 2019.





BIBLIOGRAFIA