literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A alma secreta dos passarinhos
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

O livro A alma secreta dos passarinhos, escrito por Paulo Venturelli e ilustrado por Elisabeth Teixeira, foi publicado pela Editora Olho de Vidro, em 2017, trazendo uma narrativa sobre as dúvidas dos seres humanos a respeito da sua existência e da existência de Deus.

A linguagem poética do autor dá o tom da narrativa, que já traz na sua epígrafe o trecho “Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas”, do escritor João Guimarães Rosa.

A personagem principal da história é um menino que busca encontrar um passarinho para conhecer a alma de Deus. Segurando em suas mãos um pequeno passarinho, o menino pôde contemplar a inquietude dos olhos, um “coração em terremoto” (VENTURELLI, 2017, p. 19). Com medo de machucar o pequeno animal, o menino o solta em direção “ao nunca das distâncias” (VENTURELLI, 2017, p. 20). O que restou ao menino, depois de conhecer o pássaro, foi uma “espécie de pergunta sem resposta” (VENTURELLI, 2017, p. 23), pois certos mistérios não são acessíveis.

O livro, de capa dura e formato quadrado, tem 32 páginas e traz as ilustrações em aquarela, de Elisabeth Teixeira que complementam a experiência poética que as palavras propõem, ocupam todo o espaço das páginas duplas. A ilustradora dedica o livro para o poeta e amigo Bartolomeu Campos de Queiros, que também adorava os passarinhos. Elisabeth diz que escolheu as cores mais suaves para representar os sentimentos e as dúvidas do menino.

REFERÊNCIA

VENTURELLI, Paulo. A alma secreta dos passarinhos. Il.: Elisabeth Teixeira. Curitiba: Olho de Vidro, 2017.

AUTORES

Imagens