literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A Floresta do Rima-tudo
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro A Floresta do Rima-tudo, de Luiz de Freitas, foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1984, e publicado em 1985, na Coleção Pró-criança.

A narrativa é ambientada na Floresta do Rima-tudo e apresenta como temática motriz a questão ambiental. A floresta está prestes a ser devastada por ganancioso empresário que quer construir um bloco de apartamentos, quando os animais se reúnem e decidem lutar pela sobrevivência do espaço e, por consequência, das espécies que ali habitam. Unidos, vencem os obstáculos e a floresta sai vencedora.

O texto é construído de forma criativa e todos os personagens têm seu nome rimado, como a Vaca-que-usa-faca, a Aranha-que-ficara-fanha ou a Girafa-pescoço de garrafa. A narrativa, linear, se desenvolve sem sobressaltos, aproximando o leitor de temas pertinentes e necessários para um melhor convívio humano.

FREITAS, Luiz de. A Floresta do Rima-tudo. Il. Astrid Munch. Florianópolis: LADESC, 1985.


AUTORES

Imagens