literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A Lenda do Beija-Flor
VOLTAR
RESENHA

por Daniela Martins
Bolsista PET/Pedagogia – UFSC
2012

O livro A Lenda do Beija-flor, de Rosaura Flores, narra, de uma forma mágica, a lenda do pássaro beija-flor. De acordo com a lenda, os pássaros, hoje conhecidos como beija-flores, eram denominados de orígenes e eram muito admirados pelas outras aves, por conseguirem ficar parados no ar, batendo suas asas muito rapidamente, a ponto de quase não serem percebidas a olho nu. Muito admirados e paparicados, os orígenes começaram a se sentir superiores aos demais pássaros, fazendo exibições, arrancando pétalas de flores para pegá-las no ar com seus bicos, não assumindo nenhuma tarefa útil no grupo de aves.

Para resolver esse problema, a fada da natureza foi ao Conselho Universal, onde conversaram e decidiram atribuir aos pequenos pássaros a tarefa de beijar as flores, tirando delas o néctar para reproduzir mais flores, por meio da disseminação do pólen. Ao serem comunicados de suas novas funções, os orígenes se sentiram importantes e aceitaram, com alegria e responsabilidade, assumir as tarefas anunciadas.E, para contribuir com eles na realização dessa tarefa, a fada os presenteou com bicos maiores e fininhos. Foi, então, que os orígenes passaram a ser conhecidos como beija-flores. 

A história tem seus encantamentos e é ilustrada com desenhos muito delicados, em preto e branco, de autoria de Francisco Mibielli.


SANTOS, Rosaura Flores Pereira dos. A lenda do Beija-Flor. Il Francisco Mibielli. Florianópolis: Papa-Livro, 1996.


AUTORES

Imagens