literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Rosaura Flores
VOLTAR

Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED –UFSC
2012

Rosaura Flores Pereira dos Santos nasceu em 1956, na cidade de Florianópolis/SC. Formou-se em Pedagogia - Supervisão Escolar, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduou-se em Educação Especial. Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, sua atuação no Magistério foi marcada pelo trabalho com a Educação Especial na Fundação Catarinense de Educação Especial.


Em 1989, exerceu o cargo de Orientadora Pedagógica na Escola Básica Jairo Callado, localizada no bairro Estreito, em Florianópolis e foi nesta escola que iniciou um trabalho de valorização da leitura: organizando uma biblioteca na escola, com aquisição de livros para compor o acervo, estabelecendo horários para leituras, horários para contar histórias, mural de contos, desenhos, teatro e todas as manifestações possíveis, a partir de histórias que eram lidas ou contadas. Ao buscar temas específicos para o trabalho com a leitura, Rosaura Flores iniciou também seu processo de escrita.

O primeiro livro, publicado em 1996, foi A Lenda do Beija-Flor, cujo tema é a preservação da Natureza. Os livros da Coleção Currículo seguiram o mesmo processo, só que, desta vez, a publicação se deu graças a um Projeto, enviado pela autora ao MEC, e foi aprovado. 

O Projeto, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, consistia na publicação de 5 livros com ilustração, financiados pela CELESC, que seriam doados à Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e enviados às escolas públicas de todas as regiões do Estado. 

Publicados em 1999, os cinco títulos da Coleção Currículo são:

As Lágrimas que Queriam Sorrir;

Tira o Leite Fica o Dente;

O Meninoque Lia o Mundo;

Viagem no Tempo;

No Reino de Tu-Dudá;


BIBLIOGRAFIA