Tira o Leite Fica o Dente

Por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSC
Bolsista Pró-extensão

O livro Tira o Leite Fica o Dente, de Rosaura Flores, tem como protagonista Eduardo, um menino que está na pré-escola e que passa por um grande dilema: seu primeiro dente mole! A narrativa se desenrola a partir do diálogo dele com sua mãe, professores e coleguinhas.

A história de Eduardo começa quando percebe que seu dente está mole e corre para contar a sua mãe, e ela explica ao menino que esses primeiros dentes se chamam dentes de leite, pois as crianças pequenas tomam muito leite, por isso o nome. Como toda criança, Eduardo vai para a frente do espelho e fica olhando com persistência para o dente.

Surpreendentemente, o dente de leite fala com Dudu, e ali começa uma “amizade”. O menino não quer se livrar do dente, até porque acredita que ficar sem dente é muito feio. Assim ele convida seus amigos e cria um plano secreto para que seus dentes não caiam: parar de tomar leite!

Toda essa situação provoca a intervenção dos adultos: as mães, juntamente com a direção da escola, resolvem fazer uma reunião com as crianças e explicar sobre a natureza e importância dos dentes de leite. Apaziguando o animo das crianças e restabelecendo o equilíbrio. A situação realmente se conclui quando, ao final do ano, na festa de encerramento, na foto oficial as crianças aparecem todas sem o dente de leite.

FLORES, Rosaura. Tira o leite fica o dente. Il. André Luiz Dias. São José: El Shaddai, 1999.