literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A menina que engolia palavras
VOLTAR
RESENHA

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2013

Conhecer Mariana, o personagem principal do livro A menina que engolia as palavras, é como fazer uma deliciosa viagem ao mundo das palavras e da imaginação. A história, escrita por Dinara Tessari, foi ilustrado por Gina Zanini. A obra bilíngüe está escrita em português e libras, e foi traduzida para libras, a língua brasileira dos sinais - por Anderson Luchese, e publicada pela editora e gráfica Polyart, da cidade de Chapecó.

A história fala de uma menina tímida que vivia atenta a tudo, que só queria entender o que todos diziam e, num belo dia, ela começou a engolir as palavras. Ela descobriu que as palavras tinham gostos e, à medida que as engolia, elas iam para dentro do pensamento dela. A cada palavra engolida, a menina ia inventado sabores e crescendo. As pessoas foram se preocupando por que ela não queria falar, mas quanto mais ela engolia palavras mais o seu pensamento crescia e ela já sabia o nome de tudo. Seu pensamento cresceu tanto que alcançou a lua, que soprou seu pensamento até a curva do vento e aí a menina começou a falar. Falou tanto, tanto, até que as pessoas perceberam que ela engolia as palavras porque ela era muito inteligente e não queria repetir apenas o que os outros falavam; ela queria falar tudo o que houvesse sentido e sonhado.

Esta obra possibilita o encontro e o encantamento com as libras, de forma lúdica e prazerosa, além de possibilitar a interação das crianças com surdez e das crianças ouvintes, eliminando as barreiras da comunicação e distanciando as diferenças. O livro apresenta também no final da obra, um glossário, que traduz  sinais  da história e o alfabeto em libras.

TESSARI, Dinara. A menina que engolia as palavras. Il: Gina Zanini. Chapecó, SC. Polyart-Gráfica e Editora, 2011.


AUTORES

Imagens