literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Dinara Tessari
VOLTAR

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2013

A escritora e educadora Dinara Gonçalves Tessari nasceu em Chapecó, no mês de dezembro de 1962. Sempre foi uma apaixonada por livros. Tem três filhos: Alexandre, Amanda e Alyssa, que amam literatura porque, acredita a autora, poucas vezes deixou de contar histórias para eles. Adora ler, lê sempre, desde que aprendeu a ler aos seis anos de idade e se autodenomina “devoradora de livros”. Sua mãe e avó eram contadoras das histórias que liam. Na infância e adolescência leu quase todos os clássicos da literatura infantil e juvenil. Quando as histórias terminavam, sentia saudades dos personagens, ficava imaginando a continuação da vida deles e não gostava muito do “Viveram Felizes para Sempre”, porque sabia que, ao seu redor, não era sempre assim. Também gosta muito de viajar e conhecer lugares diferentes, o que ajuda muito na inspiração das suas histórias.


Fez Pedagogia, Especialização em Alfabetização e Educação Infantil, e atua como professora alfabetizadora há 26 anos e meio, mas já atuou da Educação Infantil até a pós-graduação na área de educação. Também cursou Especialização em Atendimento Educacional Especializado e hoje atua como professora de Educação Especial, numa sala de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Chapecó, atendendo crianças com deficiência, de cujos olhinhos brilham a cada história que ela conta... Ao trabalhar com essas crianças, percebeu a dificuldade de encontrar livros inclusivos nas escolas e nas livrarias. Assim, buscou parceiros que pudessem auxiliá-la em braille e libras e hoje já consegue escrever e ler em braille e está aprendendo libras. Entre tantas histórias para contar, começou a escrever suas próprias histórias, sempre pensando em incluir todas as crianças no mundo da literatura e optou por produzir suas histórias com acessibilidade, em braille, libras e com papel que permite ser riscado por canetão colorido e depois apagar e começar de novo...

Tem cinco livros publicados: O Fantasma Amarelo em tinta e em braille, que está na 2ª edição; O Menino do Sonho Guardado – bilíngue (Português/Inglês); As aventuras de Alyssa e Cacá em: O livro Encantado - com atividades interativas para as crianças; A Menina que Engolia as Palavras - bilíngue (Português e Libras); e A Árvore da Rua Tagarela, impresso e também em DVD com a contação da história em Libras em Português.


BIBLIOGRAFIA