Alguém Pegou o Meu Lugar

Por Thayse da Costa Machado
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

O livro Alguém Pegou o Meu Lugar, de Miriam Portela, com ilustrações de Sergio Magno, trata de um tema complexo, porém de grande interesse para as crianças: a chegada de um irmão/irmã.

A narrativa em primeira pessoa, com apresentação de diálogos, traz o processo que acontece na vida de uma criança de seis anos que recebe a notícia que irá ter uma irmã. O desenvolvimento da história se dá relatando a vida da garotinha Ana no antes, durante e depois da gravidez de sua mãe.

Ana tinha uma vida típica de uma garotinha de seis anos, até que um dia recebe a notícia de seu pai que irá ter uma irmã com quem poderia brincar. Ana não gostou da ideia, mas nada poderia ser feito. O pai, a mãe e a avó da garotinha queriam que ela participasse da compra do enxoval, que escutasse o coração do bebê etc., porém ela não gostava de nada disso e, às vezes, quando a agradavam, ela apenas fingia que estava gostando.

A barriga da mãe de Ana continuou a crescer, até que sua irmã nasceu e chamou Maria. O tempo passava e Ana não sentia graça em ter uma irmã. A garotinha desde a notícia da gravidez até quando sua irmã já estava em casa, teve muitos pesadelos, talvez pela situação de irritação que estava vivendo. Irritação essa, que a garotinha, muitas vezes, descontava em suas bonecas, fingindo ser sua irmã Maria.

Um certo dia a mãe busca-la na escola, coisa que não fazia a tempo. A ocasião serviu para que elas conversassem sobre os ciúmes, e a garotinha chorou e abraçou forte a mãe. Certo dia, o pai de Ana a levou para passear, coisa que não faziam juntos. E também tinha a avó, que dava atenção a garotinha. Maria estava crescendo e Ana até brincava com ela, mas apenas quando estavam sozinhas, juntos dos outros nem pensar. Ajudava a trocar fralda, dar suco, na hora do banho e até cuidava para a bebê não bater a cabeça na mesa. A irmã gostava muito de sua companhia.

Tudo parecia correr bem, até que a mãe de Ana não conseguiu ir a sua apresentação na escola, pois Maria estava com Catapora. Ana ficou triste e com raiva, e naquela noite teve novamente um pesadelo. Sonhou que um urso estava devorando sua irmã, e ela matou o urso para salvar Maria. Quando acordou, sentiu um grande alívio ao perceber que foi apenas um pesadelo. Porém, Ana ficou preocupada ao ver que Maria estava muito mal por causa da Catapora, ficou até com medo que morresse e que tudo fosse culpa de sua raiva. Foi então que sua avó a acalmou dizendo que a Catapora de Maria não era devido à raiva da garotinha. Assim, Ana emprestou seus brinquedos a Maria e ficou ao seu lado até melhorar.

O tempo passou e Maria fez um ano, a menina gostava muito de Ana, e até a primeira palavra que disse foi ”Nana”. A garotinha, então, passou a só querer saber de Ana, até na hora de dormir. E sobre os ciúmes que Ana sentia por causa de Maria? Não tinha mais... só às vezes!

PORTELA, Miriam. Alguém pegou o meu lugar. Ilustração de Sergio Magno. São Paulo: Noovha América, 2011.