As aventuras de um coração valente

Por Chirley Domingues
Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Mestre em Literatura Brasileira (UFSC)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC

As aventuras de um coração valente é o primeiro livro da série “Cardiologia Educativa para as Crianças”, escrito por Luiza Mara Elias. A história que encontramos em As aventuras de um coração valente nos é narrada por Carlos Coração Valente, um senhor de 100 anos, também conhecido por Vovô Cacá, que vive numa cidadezinha chamada Feliz, pela qual ele e muitos moradores lutam bravamente.

Foram várias batalhas vencidas. A primeira delas contra um exército de cigarros que invadiu a cidade com a promessa de modernização. Depois de dias e noites lutando, os moradores de Feliz conseguiram ter de volta o ar puro do qual sempre desfrutaram.

Alguns anos depois, a luta foi contra carnes gordas, frituras e refrigerantes. Agora, a situação foi resolvida sem violência, pois os moradores convenceram seus inimigos de que eles eram prejudiciais à saúde. Então as carnes resolveram emagrecer e as garrafas de refrigerante começaram a transportar sucos.

Mas, Feliz não foge ao destino da maioria das cidades do mundo, foi invadida pelo progresso, que trouxe com ele a televisão e, por consequência, a acomodação das pessoas e muitas informações ruins, como a de que inúmeras cidades não venceram as lutas contra os inimigos, vencidos pelos moradores da pequena Feliz.

Diante de tal realidade, Vovô Cacá pede aos pequenos coraçõezinhos que sejam fortes e valentes para manterem a determinação desse vovô que soube lutar por uma vida mais saudável e desfruta, agora, de uma vida longa.

ELIAS, Luiza Mara. As aventuras de um coração valente. Florianópolis: Papa-livros, 2002.