literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

As Brincadeiras de Gastão
VOLTAR
RESENHA

por Bianca Ferreira da Silva.
Acadêmica do Curso de Pedagogia - UFSC
2012

O livro As Brincadeiras de Gastão, ilustrado por Gisele dos Santos e publicado de forma independente, marca a estreia do autor Silvério da Costa na literatura infantil.

O livro narra a história de Nancy, uma menina esperta que, em seu aniversário,  de presente ganhou um coelho branquinho, muito fofo! Nancy deu a ele o nome de Gastão, e os dois se tornaram amigos inseparáveis, estavam sempre juntos, brincando, sendo a brincadeira favorita o esconde-esconde.

Um dia, a família de Nancy foi passear no sítio e a menina levou consigo seu melhor amigo, o coelho Gastão, o qual, muito brincalhão, se escondeu da menina que, não o encontrando, chorava preocupada. Toda família saiu em busca de Gastão, que estava se escondendo de Nancy atrás de uma moita. Ao avistá-lo a menina correu ao seu encontro, e, tão feliz, não viu que uma cobra a observava. O coelho, ao perceber o perigo, atirou-se contra a cobra que fugiu.

Nancy agradeceu ao amigo com um abraço carinhoso, dizendo-lhe: - Não fuja mais de mim. O coelho entendeu que brincar de esconde-esconde agora só dentro de casa. E assim, Nancy e Gastão continuaram brincando e se divertindo muito juntos.

A história alerta as crianças dos perigos de aventurar-se fora de casa, enfatizando a amizade sincera de Nancy e seu animal de estimação. No entanto, devemos entender que não se pode privar as crianças de brincarem livremente, em um espaço como o sítio de Nancy, um ambiente amplo e próximo à natureza. Talvez seja necessária a mediação e supervisão de um adulto para alertá-las dos perigos que, ocasionalmente, possam ocorrer.


COSTA, Silvério da. As brincadeiras de Gastão. Il. Gisele dos Santos. Chapecó: Cometa, 2001. 15p. 


AUTORES

Imagens