literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Autobiografia de um bichorro
VOLTAR
RESENHA

Por Daniela Martins
Acadêmica de Pedagogia/UFSC
Bolsista PET - Pedagogia
2013

Quem não gosta de animais? O que pensamos quando caminhamos pelas ruas e encontramos algum animal abandonado? Miriam Portela nos apresenta, em Autobiografia de um bichorro, uma história cheia de carinho e amor pelos animais. O livro apresenta ilustrações com cores vivas e traçados finos. Não é divido em capítulos, é uma história narrada pelo protagonista Hermes, um gato que vivia com sua família nas ruas.

Um dia, Hermes foi recolhido por uma moça que o levou para a casa dela. Nesse lar, ele foi cuidado, recebeu carinho, comida, banho e começou a viver como um gato doméstico e não mais um de rua. Fazia, de vez em quando, suas travessuras e quebrava algumas coisas da casa, porque era um ambiente diferente, e não estava acostumado. Nesse ambiente cheio de novidade, ele conheceu um cão chamado Platão. Os dois começaram uma bela amizade, um aprendia com o outro, brincavam e se divertiam juntos. Hermes passou por várias situações que o ajudaram a compreender que, às vezes, o que nos falam sobre os outros não é precisamente o correto, e que a amizade é uma das coisas que tornam as pessoas mais felizes.

O gato Hermes foi criado junto com Platão, se sentia como um verdadeiro cachorro, e começou a entender um pouco mais sobre seu amigo, tornando-se um “bichorro”. Autobiografia de um bichorro é uma narrativa que trata, de forma simples, de relações tão complexas como as diferenças individuais e a superação de desencontros para possíveis encontros mais duradouros.

PORTELA, Miriam. Autobiografia de um bichorro. Il. Simone Matias. São Paulo: Noovha América, 2009.


AUTORES

Imagens