Batata Cozida, Mingau de Cará

por Ingobert Vargas
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC.
2012

Em 2005, um concurso nacional lançado pelo Ministério da Educação, seleciona o livro Batata cozida, mingau de cará, da catarinense Eloí Elisabet Bocheco para compor a Coleção Literatura para Todos, pensada especificamente para alunas e alunos do Programa Brasil Alfabetizado.

Lançado em 2006, Batata cozida, mingau de cará é uma seleção de poemas resultantes da experiência da autora com o repertório de tradição oral, nascido, como a própria autora registra na entrevista ao final do livro, “da experiência de “ouvir” literatura. [...] Cresci cercada por grandes contadores de histórias e declamadores. [...] Minha primeira biblioteca foi oral, e o acervo [...] era um rico manancial criado pelo povo.” No prefácio do livro, Tancredo Maia Filho, coordenador técnico do 1º Concurso de Literatura para Todos, expressa a relevância da prática de ouvir e contar histórias para a perpetuação do folclore nacional.

Aqui, o texto de Eloí é encharcado de lirismo. O ritmo das palavras desenhadas no papel é imperativo a leitura cantada, remetendo-nos às poesias das brincadeiras de roda e aos trava-línguas da nossa longínqua infância. Na seleção de poemas deste livro, encontramos referências sutis a grandes personagens da literatura portuguesa e brasileira, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Câmara Cascudo e Sílvio Romerosão alguns dos nomes que subjazem à leitura.

Logo na capa, um cavalo alado em voo nos faz um convite ao imaginário da tradição oral. Numa palheta de cores que nos remetem à terra e à batata cará, o projeto gráfico do livro é valoroso por misturar a simplicidade à elegância, culminando numa simbiose perfeita entre texto e imagem. Os desenhos, em estilo de xilogravura, são assinados pela artista Tati Rivoire, formada em Design do Livro, pela Universidade do Livro - Fundação Editora da UNESP (2007) e Pós-graduada (Latu Sensu) em Grafic Editorial/IESB (2009).

BOCHECO, Eloí Elisabet. Batata cozida, mingau de cará. Il. Tati Rivoire. Brasília: Ministério da Educação, 2006.