literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Bateu saudade
VOLTAR
RESENHA

Por Fernanda Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação
2013

Bateu saudade (2010) é um livro infantojuvenil escrito por Nana Toledo que compõe a Série Casa dos Sentimentos, a qual conta com seis títulos. A história é narrada por uma garotinha que sentiu a saudade quando seus pais foram viajar em um final de semana. As horas corriam, mas a saudade não passava e, quando eles voltaram a menina pode contar tudo o que fez e sentiu.

A mãe da menina explicou que também sentiu saudade e que sente saudade de um monte de coisas que ficam escondidas num canto do coração. Seu pai também contou que tinha saudade de diversas coisas, como de alguns amigos que não via há tempos. A menininha então entendeu que a saudade até dói um pouco, mas que isso é bom, porque sentimos saudades das coisas que foram/são boas.

A história, ilustrada por Boris, explica o sentimento “saudade” pela ótica da pequena menina, a partir da falta que sente de seus pais, chamando a atenção para a importância desse sentimento, e que ele é, na verdade, um sentimento positivo. A Série Casa dos Sentimentos originou um só livro que leva o mesmo nome e contempla todas as histórias que fazem parte da série.

TOLEDO, Nana. Bateu saudade. Blumenau: Vale das letras, 2010.

Cheio de amor,de Nana Toledo

Por Fernanda Gonçalves

Pedagoga/UFSC

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação

2013

Cheio de amor (2010) é um livro infantojuvenil escrito por Nana Toledo que compõe a Série Casa dos Sentimentos, a qual conta com seis títulos. A história é narrada por um menininho e fala dos dias que acorda se sentindo feliz, com vontade de abraçar seus pais, agradar sua mãe e ligar para seus avós. Nesses dias parece que cabe o mundo inteiro em seu coração.

O menininho conta como é incrível quando se sente feliz; ele contamina a todos. Nesses dias, ele fica mais gentil e educado com as pessoas. Num certo dia, quando sua avó pintava um quadro, o pequeno garoto perguntou o que era o amor, sua avó então respondeu que é o sentimento mais puro que existe, é a base do mundo.

Depois de algum tempo, ele compreendeu o que sua avó quis dizer e concluiu que não adianta guardar o amor só para você, é preciso abrir o coração e mostrar que ele existe na sua maneira de ser. Essa bela narrativa acompanha a ilustração de Boris e trata, de maneira encantadora, sobre o que é o amor. A Série Casa dos Sentimentos originou um só livro que leva o mesmo nome e contempla todas as histórias que fazem parte da série.

TOLEDO, Nana. Cheio de amor. Blumenau: Vale das letras, 2010.


AUTORES

Imagens