literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Benina-Bernunça com dor de barriga
VOLTAR
RESENHA

por Maria de Fátima Tonin Lunardi
Mestre em Educação/pesquisadora colaboradora
2012

Vocês conhecem a Benina Bernunça? É assim que se inicia a história Benina-bernunça com dor de barriga, de Sérgio Jeremias e ilustrada por Astrid Munch,  criada a partir do enredo do Boi-de-Mamão, esta mistura de cantoria e dança folclórica que está presente em quase todo o litoral de Santa Catarina. 

A narrativa tem início com os preparativos para mais um dia de folguedo do Boi-de-Mamão. Seu Juca foi avisar a bernunça que ela teria uma apresentação às sete horas e a encontrou doente. Sabe o que tinha acontecido? Ela, com sua mania de viver por aí de boca aberta, sorrindo para todo mundo, havia engolido um balde. 

O caso era muito sério, e a corrida era contra o tempo. Então, o pessoal do Boi de Mamão resolveu fazer um chá reforçado para curar a dor de barriga da enorme Bernunça. A Maricota fez uns vinte litros de chá, pois o cabritinho trouxe uns dez kilos de maçanilha; o urso arranjou uns cinco pés de cidreira, e o vaqueiro trouxe uns vinte limões-bravos. - E o chá funcionou! A Bernunça do seu Juca, agora anda com a boca amarrada, pois quem engoliu um balde, pode engolir qualquer coisa! 

A leitura deste livro é uma excelente oportunidade para se usufruir um pouco do folclore de Santa Catarina, trazendo criatividade, suspense e alegria, elementos indispensáveis à literatura.


SOUZA, Sérgio Jeremias. Benina-bernunça com dor de barriga. Il. Astrid Munch. Coleção Pró-Criança. Florianópolis/SC: LADESC,1985.



AUTORES

Imagens