literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Brincando de Olhar EStrelas
VOLTAR
RESENHA

por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED -UFSC
E Ingobert Vargas
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSC
2012

Brincando de Olhar Estrelas (1990), de Maria de Lourdes Krieger, publicado em 1990, pela editora Kuarup, é uma narrativa poética sobre o relacionamento mágico da menina Lila com as estrelas. Filha única e sentindo-se limitada pelo espaço do apartamento em que reside, ela transcende o espaço cotidiano da clausura com o jogo de imagens, despertando a liberdade das estrelas na amplidão do celestial.  

.Lila é filha única, uma menina faceira que gosta muito de brincar. À noite, sem ter muitas opções dentro do apartamento, a menina brinca de olhar o céu a procura do Cruzeiro do Sul, das Três Marias, ou na expectativa de ver algum cometa cair. Com que se parece cada constelação? E a imaginação fica livre... Até a chegada da tia Inês.

Brincando de olhar estrelas é um livro de Maria de Lourdes Krieger, que nos mostra o sempre presente enfrentamento do imaginário fértil infantil ao pensamento cartesiano do mundo adulto. A autora experimenta um texto ritmado, que lembra as quadrinhas das brincadeiras cantadas do tempo de criança.  

É o ilustrador, pesquisador e escritor Sérgio Meurer, Doutor em Comunicação e Semiótica: Artes - PUC/SP, quem assina as ilustrações do livro. O projeto gráfico, nas cores azul e preto, valoriza o duelo entre a imaginação e a racionalização, mobilizado pelo debate do texto poético.


Referência

DEBUS, Eliane S. D. Entre vozes e leituras. Florianópolis: UFSC, 1996 (Dissertação de Mestrado/PPGL/UFSC).

KRIEGER, Maria de Lourdes. Brincando de olhar estrelas. 3. ed. Il. Sérgio Meurer. Porto Alegre: Kuarup, 1990.


AUTORES

Imagens