literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Brincando no Olimpo
VOLTAR
RESENHA

por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED -UFSC
2012

Brincando no Olimpo, de Lausimar Laus, foi publicado em 1953 pela gráfica do Jornal do Brasil, teve a sua primeira circulação em capítulos, em Vida Juvenil, durante o ano de 1949. No formato livro, a narrativa ganhou as ilustrações de Calmon Barreto (1909-1994), professor titular na Escola Nacional de Belas Artes (RJ).

Baseado e inspirado no livro de P. Commelin, Nova Mitologia Grega e Romana, a narrativa tem como tema uma visita ao Olímpo. O livro está dividido em 10 capítulos, os dois primeiros não são nomeados e são compostos de exaustiva apresentação dos deuses mitológicos. No terceiro capítulo, “III uma visita a Júpiter”, o narrador convida o leitor a adentrar no território de Júpiter:

Podem vir comigo. Vamos subindo na primeira nuvem que passar, e lá estaremos em apenas doze horas. Sim, porque o carro de nuvem é velocíssimo. Apesar de o palácio de Júpiter ficar no mais alto píncaro da montanha escondida do éter, chegaremos assim depressa. [...] Garanto que nenhum de vocês se arrependerá de empreender essa imensa viagem. (LAUS, 1953, p. 21)

O diálogo que o narrador trava é duplo, pois primeiramente se dirige ao leitor da narrativa, bem como as outras crianças que o acompanham na viagem, seus possíveiscolegas de escola. Na apresentação do livro pela autora, somos informados de que a visita ao reino de Júpiter ocorre durante umas férias escolares, no entanto somente ao final do capítulo 3 essa informação aparece:

Hoje vamos descansar. O rei prometeu que daremos passeios lindos no reino. Mostrará maravilhosas coisas nunca imaginadas por nós, e nos levará a lugares imprevistos. Estou doida pelo Olímpo! E vocês? Que tal? Estão gostando da visita a Júpiter? Nunca pensei que fosse tão interessante! Aproveitaremos nossas férias e teremos dias cheios de verdadeira sensação de beleza. (LAUS, 1953, p. 25)

As personagens crianças, possíveis estudantes, são introduzidos na narrativa  somente a partir do capítulo 3: Terezinha, Cristina, Clarinha, Fernando, Cláudio, Nilo, nomes que aparecem de forma dispersa ao longo do texto. As informações sobre o reino e toda sua mitologia são entrelaçadas com as descobertas das personagens-crianças, porém a fluidez da narrativa é interropida pela sua construção, pois os diálogos entre narrador e demais personagens, deuses e personagens, narrador/leitor, por vezes, ficam confusos, já que nem sempre são grafados com a pontuação necessária. 

As personagens retornam da sua “aerodinâmica viagem” ao serem picadas pelo escorpião olímpico, uma “alfinetada no calacanhar” e o retorno aos “deveres colegiais”.


Referência

DEBUS, Eliane. A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina: o caso Lausimar Laus. Revista Antares.vol.3, nº6, jul./dez. 2011. 175. 

LAUS, Lausimar. Brincando no Olimpo. Il. Calmon Barreto. Rio de Janeiro: Gráfica do Jornal do Brasil, 1953


AUTORES

Imagens