literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Lausimar Laus
VOLTAR

por Eliane Debus
professora MEN/CED/UFSC
2012

Nascida em Itajaí (SC) em 1916, Lausimar Laus foi residir no Rio de Janeiro ainda jovem, onde atuou no jornalismo e no magistério superior. Colaborou em diversos jornais, como O Estado de São Paulo, Estado de Minas Gerais, Correio do Povo (PA); e em revistas, como Revista Vida Infantil e Revista Vida Juvenil. A escritora publicou seu primeiro título Fel da terra, em 1958, e os demais depois da década de 1970, Tempo permitido (1970), O guarda-roupa alemão (1975). Ao falecer, no Rio de Janeiro, em 1979, deixou Ofélia dos navios, que foi publicado em 1983. 


Sua produção literária, em particular O guarda-roupa alemão, já foi alvo de trabalhos acadêmicos e recomendado em edições do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como leitura obrigatória, no entanto, sua produção para crianças e jovens, escrita na década de 1950, é pouco conhecida e menos ainda estudada, tendo escrito quatro livros Brincando no Olimpo (1953), Os Sonhos de Candoquinha (1955), Histórias do Mundo Azul (s/d) e As Aventuras de Zé Colaço(s/d) que foram distribuídos nas escolas brasileiras, financiados pelo Ministério da Agricultura. 


Referência

DEBUS, Eliane. A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina: o caso Lausimar Laus. Revista Antares.vol.3, nº6, jul./dez. 2011. 175. 

BIBLIOGRAFIA