literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Casa dos Sentimentos
VOLTAR
RESENHA

Por Fernanda Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação
2013

A Casa dos Sentimentos (2009) é um livro infantojuvenil escrito por Nana Toledo, com pequenas histórias narradas por meninos e meninas que, a partir das suas experiências contam o que é o medo, a gentileza, a tristeza, a saudade, o que é ficar zangado e, por fim, o que é o amor.

A primeira pequena narrativa chamada O danado do medo é a história de um menino que sentia medo de muitas coisas, inclusive de dormir sozinho. O menininho descobriu que todas as pessoas sentem medo, mas que o importante mesmo é não deixar o medo atrapalhar a vida da gente. A segunda narrativa, Quero ser Gentil, é a história de um garoto que, ao assistir a um programa de TV, sobre o Profeta da Gentileza, perguntou para sua mãe o que seria a gentileza; sua mãe responde que a gentileza é ajudar as pessoas, sorrir, cumprimentar, enfim, fazer gestos que alegram as pessoas. 

Quando fico triste é a pequena história de uma menina que, ao refletir sobre a tristeza, descobre que ela é algo que acontece na vida de todas as pessoas em distintas circunstâncias, mas que passa com o tempo. Para isso, nada melhor que um sorriso no rosto e um docinho de caramelo. Bateu a saudade é narrada por uma menininha que sente muita saudade dos pais que foram viajar. Quando eles voltam, a menina conversa com eles sobre o que é a saudade, e entende, então, que a saudade dói um pouquinho, mas que ninguém sente saudade do que não é bom.

Fiquei zangada é a história de uma menina que ficou zangada muitas vezes. Ela conta como se sente nesses momentos e que, na verdade, quase todo mundo que conhece já ficou zangado um dia, pois este é um sentimento que todos sentem em algumas situações. E, por fim, a última narrativa, chamada Cheio de amor, conta a história de um menino que acorda feliz há dias, e, que, por conta disso, sente vontade de abraçar as pessoas e ser gentil, por que o bom mesmo é bom ficar cheio de amor.

O livro a Casa dos Sentimentos traz em cada texto encantadores elementos para falar dos sentimentos, mesmo aqueles como: ficar zangado e a tristeza, são tratados com leveza. As ilustrações de Boris dialogam com as narrativas e as cores se conectam com as emoções expressas em cada sentimento. Como nas palavras da própria Nana Toledo, “o coração é a casa dos sentimentos de todos nós” e, por isso, é sempre bom visitá-los.

TOLEDO, Nana. Casa dos Sentimentos. Blumenau: Ed. Do Autor, 2009.


AUTORES

Imagens