literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção As aventuras dos seres do mar
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção As aventuras dos seres do mar, da editora Brasileitura, é composta por oito títulos com textos escritos por Roberto Belli e ilustrados pela Belli Studio. Os livros desta coleção têm histórias contadas em oito páginas, em que foram encontrados dois modelos de impressão, num há uma única história por livro, e noutro há duas histórias, cada qual com oito páginas e começando por um dos lados do livro. Nas edições com uma história impressa, há uma letra de música na capa final do livro. Não há, em nenhum dos exemplares, uma biografia do escritor. Nas histórias desta coleção, há um narrador que conta a história e não se estabelecem diálogos entre os personagens. O personagem principal de cada livro é o animal de quem é contada a história. Segue a resenha dos títulos encontrados:

O siri Anastácio - narra a história do siri Anastácio, que nasceu com milhões de irmãos, e vivia agarrado à mãe, até uma tempestade separá-los.

A lagosta Vivinha - narra a história da lagosta Vivinha que, avisada por sua amiga ostra, conseguiu escapar de uma rede de pesca.

Serênio, o peixe-boi - Serênio era filho único e mamava muito. Muito curioso, aproximou-se de um barco de pesca, que por sorte não o viu.

Celeste, a estrela do mar - Celeste desgrudou-se de sua pedra numa tempestade, um tubarão arrancou um de seus braços e, naturalmente, ele nasceu novamente.

Tino, a tartaruga-marinha - Tino quebra a casca de seu ovo e, rapidamente, precisa chegar ao mar.

BELLI, Roberto. As aventuras dos seres do mar. Il. Belli Studio. São Paulo: Brasileitura, s/d.


AUTORES

Imagens