Coleção Carros: uma aventura em alta velocidade

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestre em Educação – PPGE/ UFSC
Professora de Educação Infantil – PMF/SC

A coleção de livros Carros: uma aventura em alta velocidade, da editora Brasileitura, é composta por dez títulos escritos por Roberto Belli. As ilustrações são da Belli Studio e a revisão é de Helena Cristina Lübke.  Os títulos são: A maior de todas as vitórias; Acrobacias de verdade; Conquista de um amigo; Estrada de perigos; O melhor da corrida; O resgate da autoconfiança; O segredo de brilho solitário; Salvamento nas corredeiras; Soberba que vira fumaça; e Um sucesso reluzente. Na capa inicial dos livros, há a ilustração alusiva a algo que ocorreu no enredo, o título do livro e da coleção ao qual pertence e o selo da editora. Na contracapa dos livros, há o título da coleção, bem como o título dos dez livros que a compõe, o selo da editora, as autorias de ilustração, texto e revisão, o endereço eletrônico da editora, o local de impressão da coleção e o ISBN da coleção. Os personagens são carros, que ora estão em seu formato original, ora transformados em autobots. Os livros são escritos e apresentados a o leitor em oito páginas, sendo que não possuem ficha catalográfica, nem dados biográficos acerca dos autores.

A maior de todas as vitórias: o enredo apresenta uma conversa entre Toni Faísca e Faisquinha Filho na garagem-casa onde Toni guardava seus troféus. Faisquinha queria saber o porquê de um parafuso ocupar um lugar de destaque junto aos troféus.

Acrobacias de verdade: Tuninho estava atrasado para seu show no globo da morte, e Ana Veloz estava preocupada. Zé possante se ofereceu para fazer acrobacias até melhores que Tuninho, mas ao entrar no globo, viu não ser tão fácil quanto imaginava.

Conquista de um amigo: Alex Tunadinho, João Turbinho e Nina Calota convidam um aluno novo da garagem-escola, Manoel Jipinho para fazer uma peça.

Estrada de perigos: Zé Caravana gostava de liderar carros por trilhas e caminhos, ressaltando que a atenção é necessária para evitar perdas.

O melhor da corrida: Azul Listrado e Ana Veloz estão na corrida dos turbinados, porém Ana Veloz se machuca, e Azul Listrado para prestar ajuda.

O resgate da autoconfiança: Luiz Lataria fez um gol contra na partida de “rodobol”. Na final, Luiz Lataria fez o gol da vitória e recuperou sua autoconfiança.

O segredo de Brilho Solitário: Brilho Solitário vive só nas montanhas e guarda um segredo. Ele encontrou um carro-foguete de outro planeta e guarda um aparelho que impede que outros achem seu planeta, a Terra.

Salvamento nas corredeiras: Rodão era um carro ainda inexperiente e foi se aventurar nas corredeiras do rio, recusando a companhia e ajuda de seus amigos. Ficou atolado e, para sua sorte, foi salvo por um salva-vidas.

Soberba que vira fumaça: Tião Fumaça era muito esnobe e falador. Dizia que suas coisas eram sempre as melhores. Até que Ana Veloz sugeriu que ele trocasse seu motor, pois estava poluindo o ar. Tião com isso aprendeu que deveria respeitar mais os outros.

Um sucesso reluzente: Zé Guidão chegou atrasado em seu primeiro dia de aula e deixou pegadas no chão. Vera Veloz foi conversar com Zé Guidão e sugeriu que ele lavasse a lataria e passasse óleo nas juntas. Zé Guidão ficou reluzente.

REFERÊNCIA

BELLI, Roberto. Carros: uma aventura em alta velocidade. Il.: Belli Studio. São Paulo: Brasileitura, s/d.