literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção A vida na fazenda
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção A vida na fazenda, da editora Brasileitura, é composta por oito livros, com textos escritos por Roberto Belli. Nos livros desta coleção, há um narrador em terceira pessoa, não ocorrendo diálogos entre os personagens. O personagem principal de cada livro é o animal sobre quem é contada a história. Todos os livros trazem quadros no decorrer da história, com curiosidades sobre o animal destacado, e não há uma biografia do escritor.

Os títulos dos livros são: A abelhinha Julita, A família do coelho Tibúrcio, A ovelha Dorinha, A vaquinha Ludmila, Dona Ismelda e seus pintinhos, Jully e sua ninhada de cachorrinhos, O potrinho Jacinto e Os leitões Tinho e Quinho.

A abelhinha Julita: Julita é uma abelha operária que todos os dias recolhe o néctar e o pólen das flores. Por encontrar três abelhas perdidas, Julita ganhou um dia de folga da rainha, e pôde ver a transformação das larvas em abelhas-operárias.

A família do coelho Tibúrcio: Tibúrcio é um coelho que não resiste às cenouras. Ele conheceu Isolda e tiveram oito filhotes, que, assim como o pai, não largam suas cenouras.

A ovelha Dorinha: Dorinha produz muita lã no verão e, nessa estação, ela é tosada pelo senhor Heitor. No inverno, sua lã já a aquece novamente. Um dia, Dorinha se perdeu e foi encontrada pelo cão Geninho. Ela cuida muito de Nininho, seu filhote, para que ele não se perca.

A vaquinha Ludmila: Ludmila é uma mãe muito amorosa com seu bezerro Junior. Ela produz leite para ele e para a fazenda onde mora.

Dona Ismelda e seus pintinhos: Ismelda, logo pela manhã, cata os milhos espalhados pelo quintal, à noite dorme cedo. Ismelda se preocupa com seus ovos, e fica feliz com os primeiros piados.

Jully e sua ninhada de cachorrinhos: Jully deu cria a 10 filhotes, que mamam por seis semanas. Eles brincam com o menino Zeca e se divertem correndo atrás de Pitoco, o gato da fazenda.

O potrinho Jacinto: Jacinto é um bebê potro que nasceu muito esfomeado. A mamãe égua o amamenta e sempre o leva para correr. Jacinto quer ser um corredor.

Os leitões Tinho e Quinho: Tinho e Quinho são dois leitões que disputam o leite da mamãe porca. Eles gostam de rolar na lama. Um dia Quinho se perdeu, e a mamãe o encontrou pelo rastro da lama.

BELLI, Roberto. A vida na fazenda. Il. Belli Studio. São Paulo: Brasileitura, s/d.


AUTORES

Imagens