literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Amigos da fazenda
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção Amigos da fazenda, das edições Chocolate, é composta por oito livros escritos por Maria de Lourdes Scottini Heiden, com ilustrações e design das edições Chocolate. Os livros, escritos em oito páginas, têm um narrador e quatro amigos: Aninha, Pedrinho, Marcelinho e Vanessa, que podem ser descritos como personagens centrais da coleção, sendo que, em cada livro, há outro personagem destaque – título do livro, com o qual as crianças estabelecem relações e diálogos, aprendendo coisas sobre a fazenda. Em algumas histórias há o tio Altair, um personagem adulto, que conversa com as crianças, mas não com os outros personagens, pois somente as crianças escutam o peixe, a água, a cana e os demais. Nos enredos, percebe-se que as crianças estão passando um período de férias na fazenda, e estão aprendendo muitas coisas.

Os títulos da coleção, resenhados a seguir, são: Água; Cana-de-açúcar; Galinha; Mel; Ovelha; Peixe; Porco; Vaca e Cabra.

Água: neste livro os quatro amigos brincam de roda, e um deles diz estar com a garganta seca e ardendo. A cachoeira diz ser sede, e as crianças perguntam se podem bebê-la, e ela explica-lhes a importância da água para a vida da fazenda e para o corpo, mas para beber ela precisa ser filtrada.

Cana-de-açúcar: neste livro a garoa está caindo lá fora, e as crianças, com o tio Altair, vão ao canavial, todas com capa de chuva. No canavial, as crianças conversam com uma cana que lhes fala de sua importância na alimentação, e elas pedem ao tio para chupar cana. Todos vão para casa trocar roupas e calçados e se deliciar com a cana.

Galinha: neste livro as crianças acordam com o barulho vindo do galinheiro: filhotes nasceram. Uma galinha e um pato falam para as crianças de sua importância na alimentação humana.

Mel: ao brincar, as crianças ficam com medo de uma abelha, que conversa com elas explicando-lhes que só pica quando se sente ameaçada. Ela os leva próximo à colmeia e fala de sua importância para as flores, a natureza e a alimentação.

Ovelha: durante uma brincadeira de pega-pega, as crianças apalpam a ovelha e conversam com ela. A ovelha explica às crianças a sua utilidade na fazenda.

Peixe: ao irem brincar de cabo de guerra, as crianças caem numa lagoa cheia de peixes coloridos, e um peixe conversa com as elas, explicando-lhes a importância do peixe na alimentação humana. Neste livro, fala-se do mundo da fantasia, e das possibilidades que este mundo abre, principalmente, às crianças. Há também uma menção à história de Narizinho no Reino das Águas Claras, de Monteiro Lobato.

Porco: neste livro, as férias parecem estar acabando e as crianças querem conhecer mais coisas na fazenda. Um porco vem conversar e explica os benefícios dos suínos na alimentação humana. Elas conversaram sobre os cavalos, passearam e ouviram a buzina do carro do pai de Vanessa que fora visitá-las.

Vaca e cabra: neste livro as crianças vão fazer uma casinha na árvore e Aninha acaba se machucando. O tio Altair olha o machucado, e, assim que se afasta, uma vaca vem conversar com a menina e diz para ela tomar leite. A vaca e a cabra falam às crianças sobre os produtos derivados do leite.

HEIDEN, Maria de Lourdes Scottini. Amigos da fazenda. Edições chocolate, s/d.


Imagens