Maria de Lourdes Scottini Heiden

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES

Maria de Lourdes Scottini Heiden nasceu em Ilhota (SC), em 19 de março de 1962, e reside em Blumenau (SC) há mais de vinte e cinco. Graduou-se em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atua como professora de Língua Portuguesa na mesma cidade em que reside, na escola E.B.M. Vidal Ramos, pertencente à Rede Municipal de Blumenau.

A escritora nutre uma grande paixão pelos livros. Começou a escrever mensagens, poemas, romances e histórias infantis muito cedo, aos onze anos de idade. Ela busca, na sua prática educacional, incentivar seus alunos a “viajar” com a literatura. Cria espaços para a leitura, para a produção e a apresentação de poemas e histórias com seus alunos. Maria de Lourdes construiu e organizou, em parceria com seus alunos, cinco livros de poemas intitulados Poeta Aprendiz; o primeiro foi publicado em 2005 e o último em 2011. Outra atividade que a escritora realiza é a visita a outras escolas da região. Ela gosta de conversar com as crianças e divulgar suas histórias aos leitores.

Heiden mostra que seu envolvimento e interesse pela literatura vão além da produção escrita, pois alguns de seus livros foram publicados com recursos próprios. O reconhecimento como escritora lhe conferiu a cadeira número vinte e quatro da Academia de Letras Blumenauense. Para a autora “escrever é tingir a página da vida com tintas mágicas, tintas que se transformam em palavras, palavras vivas que envolvem o mundo, liberando poesia e luz [...] Escrever é caçar borboletas azuis no jardim do pensamento humano[...]”(HEIDEN, 2011)

Maria de Lourdes Scottini Heiden tem escrito romances, poemas e literatura infantil. Sua trajetória como escritora guarda os encantos de Crutsana e os defensores da natureza e de O Menino e o Vizinho Pianista, histórias infantis criadas por ela e que foram publicadas por editoras de sua cidade, nas décadas de 1980 e 1990 – essas edições estão esgotadas. Depois dessas, a autora publicou mais doze títulos, listados a seguir: Quem sou eu? (2001); A Casa do Monte (2004); Alfavida: o alfabeto da vida (2004); História de um Rio (2006); Pedra no Lago (2006); Memórias de uma Caçadora de Estrelas (2007); A carta de Betina (2007); A tela da vida (2007); Semeando versos (2007, co-autoria com Gabrielle e Marina Heiden); A menina camaleoa (2008); Código sete (2009), e O avental da professora (2010).