literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Crutsana
VOLTAR
RESENHA

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Crutsana: os defensores da natureza é de autoria de Maria de Lourdes Scottini e ilustrado por Luiz Carlos Cabral. O livro foi publicado pela Editora EKO, uma divisão da Livraria Alemã, em 1989.

A história aborda os problemas de poluição das praias. Os personagens Tiago e Querubim ouvem um pedido de socorro e resolvem investigar para saber de onde vem a voz. Encontram Crutsana, uma linda ostra que é princesa do Reino Amarelo. Após os meninos advertirem a princesa sobre os perigos que ela corria e contarem que estavam procurando quem havia clamado por ajuda, a pequena ostra sugere que eles comecem a avaliar o grau de poluição daquela praia em que se encontravam. E assim acontece.

Tiago e Querubim vivem várias aventuras, encontram a Fada da Montanha, que era quem os havia chamado, e ganham dela poderes para enfrentar a poluição. Depois de analisarem a situação do lugar, Tiago, Querubim e Crutsana partem para a ação: convocam todos os seres do mar para purificar a água, fazem uma campanha de conscientização com a população – banhistas, pescadores, crianças – e conseguem concluir a missão de limpar a praia e contribuir com o meio ambiente.

A parte final da história convida o leitor a fazer clubinhos de meio ambiente, fiscalizar o local onde mora, e pedir ajuda da AEMA e da FATMA, se for preciso. As ilustrações são todas em preto e branco, sendo colorida apenas a capa.

SCOTTINI, Maria de Lourdes. Crutsana: Os defensores da natureza. Il. Luiz Carlos Cabral. Blumenau: Eko, 1989.


Imagens