literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Telas da Vida
VOLTAR
RESENHA

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Telas da Vida foi escrito por Maria de Lourdes Scottini Heiden, ilustrado por Patrícia Rocha e publicado em 2007. A obra é composta por 91 páginas, com molduras desenhadas em preto e branco, seguindo a lógica da metáfora da tela, conforme o seu título; contém ilustrações coloridas na capa e contracapa. No seu interior há algumas ilustrações em preto e branco. O livro está organizado com os dados de identificação e a ficha catalográfica, apresentação, dedicatória e agradecimentos.

A história infantojuvenil, contada em prosa e poesia, traz a vida cotidiana de Marina, que vivia com sua família os laços e dramas dos jovens. Ela era sensível e romântica, tocava piano, desenhava e se movimentava como o curso do rio que corre para o mar. Ela tinha um admirador secreto que a presenteava com livros, bombons, bilhetes, flores perfumadas e muitos poemas sob o pseudônimo de Peregrino sem Pátria. Foram três anos de suspense e espera até conhecer seu amado, que, assim como ela, tinha coração de poeta e pintava belas telas da vida.

A história é interessante, pois, entremeada ao seu enredo, a autora faz a intertextualidade com poemas de diversos autores dando vida e beleza à narrativa.

HEIDEN, Maria de Lourdes Scottini. A Tela da Vida. Il. Patrícia Rocha. Blumenau: Odorizzi, 2007.


Imagens