literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

O avental da professora
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Mestre em Educação/UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Bolsista do Programa de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior– FUMDES
2013

O avental da professora, último lançamento da escritora Maria de Lourdes Scottini Heiden, ilustrado por Hugo Quintana, foi publicado em 2010. São dezesseis páginas bastante coloridas, que misturam as clássicas personagens da literatura infantil com as novas, criadas pela autora. Algumas das personagens são representadas em forma de fantoches e suas imagens ganham destaque pelo colorido, por seu tamanho e pelo trânsito frenético nos enredos das histórias.

A personagem principal dá nome à história: um avental. Mas, “não era um avental qualquer. Era o avental dos sonhos [...]” (HEIDEN, 2010, p.3). Um avental mágico que, quando a professora usava, as coisas ganhavam vida e cor. Dos seus bolsos saiu a Rapunzel, o João, aquele que plantou um pé de feijão e muitas outras personagens que movimentavam as crianças e sua professora, “conduzindo toda turma acima da serra, sobre as nuvens do céu, numa terra encantada onde uma fada mágica cantava lindas cantigas” (HEIDEN, 2010, p.4).

Um dia, porém, o avental enlouqueceu! Misturou todas as histórias, ninguém mais sabia o que estava acontecendo. “A Chapeuzinho tornou-se defensora dos animais, lobos, principalmente, e fazia passeatas na floresta acompanhada da vovó, para desespero do caçador” (HEIDEN, 2010, p.6). Cachinhos Dourados não queria mais comer mingau, estava com medo de engordar. A Cinderela não queria mais ajudar as irmãs a preparar vestidos para o baile, que, aliás, com essa confusão, nem aconteceu, pois, ninguém foi... A professora se viu em apuros. As coisas ficaram todas fora do lugar. Ela “tirou o avental, guardou-o no armário e todas as crianças saíram da biblioteca confusas e preocupadas [...] naquela noite ninguém dormiu” (HEIDEN, 2010, p.10). Quem seria o responsável por tamanha confusão? Qual seria o mistério? Código Sete, disposto a ajudar, dá uma ordem definitiva: “– Vamos sair daqui e pôr ordem nas coisas, já” (HEIDEN, 2010, p.14). Todos vão em busca de solucionar o mistério.

  O avental da professora é uma história que mescla diversão e suspense. Convida as crianças para se divertirem e brincarem com o acervo cultural dos vários contos do gênero infantil que elas conhecem desde muito pequenas. Incentiva o pequeno leitor a transforma-se em detetive e ajudar a colocar ordem em toda bagunça a provocada.

HEIDEN, Maria de Lourdes Scottini. O avental da professora. Il. Hugo Quintana. Fantoches: Shirlei Janke. Pomerode: Mayer, 2010. 16p.


Imagens