literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção As aventuras dos filhotes
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção As aventuras dos filhotes, da editora Brasileitura, é composta por doze livros, sendo que cada livro tem duas histórias escritas por Roberto Belli e ilustrações da Belli Studio. As vinte e quatro histórias apresentam um narrador, sendo que o personagem principal de cada uma delas está no título de cada história. A narração vem apresentada na forma de pequenas estrofes com duas, três ou quatro linhas e buscam rimas para o desenvolvimento do enredo. Ao final de cada história, encontra-se a letra de uma música, também gravada em um cd que acompanha a coleção. Ao final dos livros há uma lista com todos os títulos da coleção. Não há nenhuma biografia do escritor nos livros.

Os títulos da coleção são: A abelha Terência; A lagarta Gonsala; Aderbal, o peixinho dourado; Agripina, a girafa; As trapalhadas do cãozinho Lupi; As travessuras do gatinho Tico; Cristóvão, o macaco bombeiro; Ditosa, a vaquinha mandona; Florisbela, a pata desastrada; Gentílico, o mico leão; Grandão, o hipopótamo; Hipólito, um sapo de sorte; Juba, o leãozinho de circo; Leôncio, o hamster; Lucrécio, o papagaio contador de histórias; Lulu, o coelho levado; O cavalinho Notável; O touro Estanislau; O tatu Venâncio; Otílio, o pinguim; Reginaldo, o pintinho curioso; Romeu, o porquinho carteiro; Siso, o burrinho remador; e Tadeu, o ursinho levado.

Segue a resenha dos livros encontrados:

A abelha Terência: Terência adorava as margaridas, mas, numa tempestade, a margarida caiu. Foi difícil, mas Terência encontrou outras amigas para conversar. Ao final do livro, tem a letra da música 1 – Onde está a margarida.

A lagarta Gonsala: Gonsala tinha muito medo, vivia escondida, mas virou borboleta e foi conhecer o mundo. Ao final do livro, tem a letra da música 2 – Pai Francisco.

Aderbal, o peixinho dourado: Aderbal era ligeiro e danado, foi a um navio naufragado sem permissão, e quase um tubarão o pegou. Agora aprendeu que deve ouvir os conselhos de seus pais. Ao final do livro, tem a letra da música 3 – Peixe vivo.

Agripina, a girafa: Agripina era pequenina e peralta, mas queria ser alta como a mãe. Com o nascimento de uma irmã, Agripina queria agora brincar, nem pensava em crescer. Ao final do livro, tem a letra da música 4 – Lá em cima tem um tiroliro.

As trapalhadas do cãozinho Lupi: Lupi era um cãozinho que gostava de correr, até que foi atropelado e aprendeu uma lição – era preciso prestar atenção. Ao final do livro, tem a letra da música 5 – Motorista.

As travessuras do gatinho Tico: Tico era um gatinho brincalhão, travesso e fujão. Subiu no telhado e teve que chamar ajuda para descer. Ao final do livro, tem a letra da música 6 – Atirei o pau no gato.

Cristóvão, o macaco bombeiro: Cristóvão era muito trapalhão, tropeçava na mangueira, molhava o capitão, mas um dia ganhou uma medalha. Ao final do livro, tem a letra da música 7 – Trem de ferro.

Ditosa, a vaquinha mandona: Ditosa já nasceu mandona, até que ganhou um castigo da mamãe. Ao final do livro, tem a letra da música 8 – Ciranda, cirandinha.

Florisbela, a pata desastrada: Florisbela era muito teimosa e desajeitada. Queria voar e passou por alguns apuros. Ao final do livro, tem a letra da música 9 – Patinhos.

Gentílico, o mico leão: Gentílico ouve tiros e se esconde com seus pais. Depois foge de um incêndio na mata. Ao final do livro, tem a letra da música 10 – Fui morar numa casinha.

Grandão, o hipopótamo: Grandão era muito orgulhoso, ele escreveu nos muros e paredes da escola e ganhou um castigo de seus pais. Ao final do livro tem a letra da música 11 – Ai bota aqui o seu pezinho.

Hipólito, um sapo de sorte: Hipólito era o mestre pulador do circo, dava saltos enormes e queria sempre mais. Ao final do livro, tem a letra da música 12 – Sapo cururu.

Juba, o leãozinho de circo: Juba, ainda filhote, foi caçado e levado para um circo. Ele, depois de crescido, tornou-se o rei do circo e da cidade. Ao final do livro, tem a letra da música 13 – Um elefante.

Leôncio, o hamster: Leôncio consertava várias coisas - telhados, calhas, chaminés. Ao final do livro, tem a letra da música 14 – Capelinha de melão.

Lucrécio, o papagaio contador de histórias: Lucrécio, no livro, conta histórias de ter rebocado um avião; de ter caído num poço e parado no Japão; de encontrar o saci. Ao final do livro, tem a letra da música 15 – Periquito maracanã.

Lulu, o coelho levado: Lulu pegava frutas sem permissão, estragava as plantações, dava sustos no gato, e sua mãe dava-lhe alguns castigos e esperava o dia em que ele aprenderia alguma lição. Ao final do livro, tem a letra da música 16 – Vem cá, Bidu.

O cavalinho Notável: Notável era um cavalo muito inteligente, sabia contar, e ia à escola. Ao final do livro, tem a letra da música 17 – Terezinha de Jesus.

O touro Estanislau: Estanislau era muito distraído, até que esqueceu a data e perdeu o passeio com os amigos, e decidiu prestar mais atenção. Ao final do livro, tem a letra da música 18 – Boi da cara preta.

O tatu Venâncio: Venâncio era cheio de amigos e sempre lhes ensinava algo. Ao final do livro, tem a letra da música 19 – Eu sou pobre.

Otílio, o pinguim: Otílio era desorganizado, tanto que não encontrava suas coisas no seu iglu. Ao final do livro, tem a letra da música 20 – Caranguejo.

Reginaldo, o pintinho curioso: Reginaldo, um dia, saiu sozinho e encontrou um cão mal-humorado, quase levou um coice do cavalo, e, com a ajuda de um gato, voltou para casa. Ao final do livro, tem a letra da música 21 – O galo e a galinha.

Romeu, o porquinho carteiro: Romeu entrega cartas e objetos pela cidade, às vezes, tem que correr dos cachorros, e conhece todo mundo. Ao final do livro, tem a letra da música 22 – Se esta rua fosse minha.

Siso, o burrinho remador: Siso era tímido e sério. Um dia seu barco virou e como era bom nadador salvou a todos. Ao final do livro, tem a letra da música 23 – A canoa virou.

Tadeu, o ursinho levado: Tadeu era muito levado e atrapalhado, até mexer numa colmeia e ser picado por abelhas. Ao final do livro, tem a letra da música 24 – Fui no tororó.

BELLI, Roberto. As aventuras dos filhotes. Il. Belli Studio. São Paulo: Brasileitura.


fonte da imagem: http://www.todolivro.com.br/aventura-dos-filhotes-as-ml-esp-14x1-kit-c-08-und.html



AUTORES

Imagens