literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Sentimentos
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção Sentimentos, da editora Todo livro, é composta por dez livros, escritos por Roberto Belli, com ilustrações da Belli Studio. Os livros têm ficha catalográfica, folha de apresentação, resumo da história e uma pequena biografia do autor, ilustrada com a foto dele. Há, nos livros, uma indicação etária, sugerida a partir dos 4 anos. Há livros com diálogos travados entre os personagens e outros em que só há o relato do narrador. O personagem principal de cada uma das histórias é o animal apresentado nas páginas iniciais e indicado pelo título. Cada livro da coleção tem uma página dedicada à explicação do que vem a ser cada sentimento discutido em cada história.

Os títulos dos livros encontrados nessa coleção são: O sapo que desejava as alturas – um conto sobre amizade; O pinguim que gostava do calor – um conto sobre solidariedade; A borboleta que queria ser linda – um conto sobre vaidade; A abelha que queria ser rainha – um conto sobre orgulho; A girafa que queria ter sucesso – um conto sobre presunção; O coelho que queria ser rápido – um conto sobre ambição; A raposa que sabia tudo – um conto sobre falsidade; A águia que almejava as estrelas – um conto sobre amor eterno; O leão que queria reinar no topo do mundo – um conto sobre generosidade; e O elefante que queria tudo – um conto sobre egoísmo.

Segue a resenha dos livros encontrados:

O sapo que desejava as alturas – um conto sobre amizade - traz a história de um sapo chamado Golias, que se tornou campeão de salto em altura. Desde girino, Golias brincava de dar saltos e, na escola, desenvolveu melhor sua habilidade. Numa competição, conheceu Tonino, e os dois chegaram à etapa final. Golias ganhou a competição, disputou várias outras competições e olimpíadas e, ao final, tornou-se amigo de Tonino.

O pinguim que gostava do calor – um conto sobre solidariedade - relata a história de Gusmão um pinguim muito curioso. Onde ele morava havia uma disputa antiga por pedaços das geleiras no mar, entre os pinguins do lado de lá e os do lado de cá. Um dia, quando os pinguins resolveram sair para o mar em busca de calor e mais peixes, Gusmão foi atrás. Ele acabou se perdendo e foi salvo por uma tartaruga que o deixou do lado “inimigo”. Gusmão foi adotado por uma família do lado de lá. Quando cresceu foi pescar e parou do outro lado. Gusmão foi reconhecido e contou da dificuldade pela qual os outros pinguins passavam e, ao final, a disputa entre os pinguins foi encerrada.

A borboleta que queria ser linda – um conto sobre vaidade - traz a história de uma lagarta chamada Diva que, num sonho, revelado ao final, vê uma de suas amigas Juna sendo devorada por um pássaro, e, em busca de um esconderijo, cai num oco de uma árvore e encontra um mago que a transforma na mais linda das borboletas. Diva vai ao alto da árvore e vira uma princesa. Como princesa ela ordena que os predadores de borboletas e lagartas desapareçam. Com essa atitude, o número de lagartas e borboletas cresce tanto que falta moradia e comida a todas. Diva acorda ainda lagarta, ao lado das duas amigas, e agradece a presença dos pássaros.

A abelha que queria ser rainha – um conto sobre orgulho - conta a história da abelhinha Zunzum que nasceu teimosa e convencida. Seu primeiro trabalho como abelha operária foi o de alimentar as larvas. Zunzum foi alimentar as larvas rainhas e percebeu que sua alimentação era diferenciada, então quis alimentar-se de geleia real para virar rainha. Seu outro trabalho foi voar em busca do néctar das plantas. Mas Zunzum vivia a reclamar de tudo. Então, uma coruja feiticeira a transformou em rainha. Mas ela viu que a rainha trabalhava muito e não podia voar, então quis voltar a ser operária e não reclamou de mais nada.

A girafa que queria ter sucesso – um conto sobre presunção - descreve a história de Amanda, uma bela girafa que almejava o sucesso e tramou com um macaco um plano para ser respeitada por todas as outras girafas. Amanda foi declarada líder e pediu ao sol que brilhasse para sempre, assim os leões ficariam longe. Ocorre que, com o sol, veio a seca, e muitos animais foram partindo para outras terras. Amanda pediu que o sol deixasse a noite vir, e a girafa aprendeu que não se faz sucesso sozinho.

O coelho que queria ser rápido – um conto sobre ambição - traz a história de Joni, um coelho muito rápido que convenceu os coelhos mais jovens que a governança da cidade devia ser dos mais rápidos e não dos mais sábios. Nas urnas, Joni saiu vencedor e foi empossado como presidente da cidade baixa dos coelhos. Para manter-se na presidência planejou uma competição, na qual teria algumas vantagens sobre os demais competidores. Mas, no dia da grande competição, um bando de águias sobrevoou o local, e alguns coelhos foram capturados. Ao final, os sábios retornam à presidência;

A raposa que sabia tudo – um conto sobre falsidade - mostra a história de Sissi, uma raposa que nadava como um cisne e que pensava saber tudo sobre o mundo. Ela inventava histórias e, às vezes, colocava as outras raposas em perigo. Houve uma situação em que duas amigas lhe pregaram uma peça, e ela acabou de frente com um lince. Por sorte sabia nadar e salvou-se do perigo, também salvando as duas amigas que haviam caído no lago por causa do lince. Hoje, Sissi fala sempre a verdade.

A águia que almejava as estrelas – um conto sobre amor eterno - retrata a história de Lívia, uma águia que ficava fascinada com o voo de sua mãe. Numa árvore próxima, havia outro ninho de águia, onde uma águia piava de fome. Lívia e sua mãe resolveram ajudá-lo, alimentaram-no e deram-lhe o nome de Trívio. Lívia adorava as estrelas e sonhava em chegar perto delas. Quando já sabia voar, Lívia e Trívio tentaram chegar às estrelas. Mas, no meio do caminho, Lívia teve que abandonar seu sonho para salvar um amigo muito próximo.

BELLI, Roberto. Coleção Sentimentos. Il. Belli Studio. Blumenau, SC: Todo livro, 2008.


AUTORES

Imagens