literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Contos para os meus netos
VOLTAR
RESENHA

Larissa Goedert Cabral
Acadêmica do Curso de Pedagogia
Bolsista PET Pedagogia
2015

O livro intitulado como Contos para os meus netos são poemas de Victor Hugo traduzidos por Marie-Hélène Catherine Torres e que traz de forma romântica e delicada, retratos da infância. Nele constam oito poemas traduzidos para o português e a sua versão original, em francês.

O primeiro poema, O que comenta o público, traz um pouco da reação de espanto e curiosidade de algumas crianças a ida a um zoológico. O segundo poema, Cantiga de roda, mostra a relação das crianças com a natureza, com a brincadeira e de forma delicada traz um pouco dos conhecimentos da vida. O terceiro poema, O avô louco, traz consigo lembranças/memórias muito carinhosas da relação entre avôs e netos e dos saberes que ambos constroem juntos. O quarto poema, Canção de avô,é uma canção alegre que indica os momentos felizes em sincronia com a infância, com as meninas e com a natureza. O quinto poema, Deus faz as perguntas e a criança responde, vem de forma mais descontraída mostrar a relação afetiva de um avô com sua neta através de uma indagação, que leva a neta a obter uma resposta um tanto que inesperada. O sexto poema, No catavento de feuillantines, vem trazer as peripécias de alguns irmãos durante a infância e a descoberta de um livro de capa preta que trazia palavras delicadas, que a pouco descobriram se tratar da Bíblia. O sétimo poema, A pão e água, traz um pouco da relação do adulto com a criança e os valores impostos pela sociedade, a moral, a ordem, as regras, entre outros. O último poema, Pepita,traz algumas aventuras de Pepita na Espanha e de forma doce faz o leitor a imaginar tal cena que a menina descreve.

No final do livro, a tradutora conta um pouco sobre o autor Victor Hugo e traz ainda alguns detalhes de cada poema, como foram escritos, o que Victor queria que percebêssemos nos poemas e alguns valores que ele acreditava ser de grande importância.

HUGO, Victor. Contos para meus netos-poemas de Victor Hugo. Tradução e organização de Marie- Hélène Catherine Torres. Ilustração de Laurent Cardon. São Paulo: Gaivota, 2014.


AUTORES

Imagens