literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Crônicas de Natal e histórias da minha Avó
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Em Crônicas de Natal e histórias de minha avó, Urda Alice se ocupa da tarefa de escrever a respeito de suas memórias de criança sobre o Natal. A autora compõe o livro através da coletânea de doze crônicas, escritas em jornal, e todas giram em torno do Natal, como tema principal.

O livro traz ao leitor a possibilidade de conhecer detalhes sobre as comemorações de Natal, vivenciadas em outros tempos, e que hoje já não se aplicam mais,omo a possibilidade de se fazer biscoitos de Natal em casa, compartilhando esse momento com as pessoas especiais da família, ou esperar por São Nicolau, um Papai Noel diferente, que só as crianças que descendem de alemães conhecem. 

O conjunto de histórias é inaugurado por uma imagem colorida de um presépio, e cada nova crônica é iniciada por uma imagem em preto e branco de algum elemento que representa o Natal: trenó, Papai Noel. 

Como boa contadora de histórias que é, Urda Alice Klueger coloca o leitor junto dela nesses momentos, de tal maneira que até o cheiro do biscoito de Natal assando fica no ar.


KLUEGER, Urda Alice. Crônicas de Natal e Histórias da minha Avó. Hemisfério Sul, 2001.

AUTORES

Imagens