Danilo, sua mochila e seus amigos

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC

A obra Danilo, sua mochila e seus amigos foi escrita por Neida Rocha Wobeto e as ilustrações, em preto e branco, foram feitas por Evandro Ricardo Siebert.

O livro traz, na capa, uma ilustração bem grande de Danilo com sua mochila às costas, fazendo alusão ao título da história. As folhas iniciais destinam-se aos dados de identificação da obra e as páginas finais trazem atividades relacionadas à história. A obra é composta por 24 páginas.

A narrativa em prosa conta a história de um menino de onze anos, Danilo que, dentre outras coisas, gosta muito de informática, usa o computador e a internet para teclar com seus amigos virtuais. Após uma queda no caminho de ida, em seu primeiro dia de retorno à escola, o menino acordou em um lugar diferente e cheio de coisas estranhas. Aquele ambiente escuro e assustador era o interior de sua mochila, os materiais escolares tinham vida e falavam com ele. Com seus novos amigos, Danilo vivencia uma aventura interessante e aprende a levar na mochila somente com o que precisa usar na escola.

A leitura da obra é agradável e cheia de novas aprendizagens.

WOBETO, Neida Rocha. Danilo, sua mochila e seus amigos. Il. Evandro Ricardo Siebert. Blumenau: Nova Letra, 2002.