literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Desça, Menino!
VOLTAR
RESENHA

por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
Bolsista Pró-extensão
2012

O livro Desça, menino!, escrito por Eglê Malheiros e Ilustrado por Flavio Colin, foi lançado pela editora Criar, em 1986. A narrativa gira em torno de um grupo de crianças/alunos em defesa de uma árvore (mangueira), que ficava na parte central do pátio da escola. Quando, homens com serras elétricas apareceram na escola para cortar a mangueira, para, em seu lugar, construir um novo bloco, os alunos impediram, subindo na árvore e cercando-a.

Luciana e José tomavam frente a toda essa paralisação, motivando e incentivando os outros colegas a ficarem e “cantarem” pelos seus "direitos", enquanto a diretora da escola obrigava as crianças a descerem da árvore e retomarem a suas atividades escolares. 

Mas, quem disse que eles desciam? 

A diretora e os "trabalhadores" não sabiam mais o que fazer para resolver o dilema. Realizaram duas ou três reuniões na tentativa de solucionar o problema até que, junto com os alunos, chegaram a um resultado.

E foram os alunos que venceram a peleia, pois conseguiram, pelo protesto, influenciar na mudança do local onde os engenheiros construíram o novo bloco, sem precisar cortar a querida árvore que fazia parte da história das crianças e da própria escola. 

O livro leva o leitor a crer que a união faz a força, e que, se insistirmos, vamos assegurar nossos direitos e o da natureza, no caso da narrativa. 

MALHEIROS, Eglê. Desça, menino!. Il. Flávio Colin. Curitiba: Criar Edições, 1985. 16 p.


AUTORES

Imagens