literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Dinossauros – os gigantes da Terra
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A maleta de livros Dinossauros – os gigantes da Terra, da editora Brasileitura, é composta por oito títulos escritos por Roberto Belli, e acompanha um cd/dvd. Os títulos são: Os primeiros dinossauros – período triássico; Os grandes dinossauros – período jurássico; Os incríveis dinossauros – período cretáceo; Os terríveis dinossauros – carnívoros; Os fantásticos dinossauros – herbívoros; O rei dos dinossauros – tyranossaurus rex; Dinossauros em ação! – ataque e defesa; e A extinção dos dinossauros – o fim de uma era

Os primeiros dinossauros – período triássico - traz um mapa da Terra desse período, a chamada pangeia, fala do aparecimento dos primeiros dinossauros, descrevendo algumas espécies como o celófise, o herrerassauro, o saltopus, o estauricossauro, o plateossauro, e outros, além de citar a existência de insetos e répteis.

Os grandes dinossauros – período jurássico - apresenta um mapa da Terra, já dividida em dois continentes, e descreve outras espécies como o braquiossauro, o cetiossauro, o alossauro, o pterodáctilo, o diplodoco, e outros. Cita o surgimento de algumas aves e mamíferos nesse período.

Os incríveis dinossauros – período cretáceo - traz um novo mapa da Terra, com outras divisões continentais, e descreve o oviráptor, o velociráptor, o tiranossauro rex, o tricerátops, o pteranodonte, e outros.

Os terríveis dinossauros – carnívoros - descreve outros dinossauros carnívoros dos três períodos:triássico, jurássico e cretáceo.

Os fantásticos dinossauros – herbívoros - descreve os dinossauros herbívoros.

O rei dos dinossauros – tyranossaurus rex - apresenta o tyranossaurus rex, especificamente, e traça diferentes comparações com relação a peso, altura, força.

Dinossauros em ação! – ataque e defesa - traz as armas de ataque dos dinossauros, como as garras, as bocas, os dentes, a velocidade, a inteligência; e como defesa, os chifres, as esporas, a cauda.

A extinção dos dinossauros – o fim de uma era - aborda o desaparecimento dessa espécie há cerca de 65 milhões de anos, e das diferentes teorias que tentam explicar esse desaparecimento.

Na maleta, vem um cd/dvd, com vídeo, desenhos, jogos e músicas. Os livros trazem mapas, ilustrações e descrevem diferentes tipos de dinossauros, nas diferentes épocas, com suas formas de ataque e defesa, sua alimentação, localização no planeta. Nem os livros, nem a maleta trazem uma biografia do escritor.

BELLI, Roberto. Dinossauros, os gigantes da terra. Il. Belli Studio. São Paulo: Brasileitura, s/d.


AUTORES

Imagens