literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Dona Letra do Alfabeto e Silva
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestre em Educação – – PPGE/UFSC
Professora de Educação Infantil – PMF – SC
2020

O livro Dona Letra do Alfabeto e Silva, escrito por Rita de Cássia Guimarães Heinzen, foi impresso em 2016, pela editora Insular. A capa do livro em fundo rosa com bolinhas num tom mais claro e amarelo tem o nome da escritora em letras brancas na parte superior e na parte inferior o nome e símbolo da editora em letra preta. Na parte central da capa do livro aparece como que um bastidor bordado com um laço azul o nome do livro em letras coloridas. Na capa final, seguindo o mesmo padrão das cores rosa e amarelo, há a foto da escritora, uma pequena biografia, e o ISBN do livro. O livro veio numa embalagem plástica transparente, acompanhado de uma boneca de pano, cuja roupa está escrito “dona Letrinha”. Em entrevista ao programa “educação e cidadania”, a boneca “dona Letra” visitava a casa das crianças com as quais a professora Rita de Cássia trabalhava.

Na página 2 está a ficha bibliográfica do livro e na página 3 há uma dedicatória e um agradecimento, escritos pela autora. Há nesta página a ilustração de alguns animais e as letras A, B e C com olhos, braços, pernas, sorrisos. Na página 5 há um prefácio escrito pelo Professor Rogério Braz da Silva, descrevendo sobre a Rita professora e de seu compromisso com a educação das crianças pequenas.

A história tem seu início na página 7, onde o leitor conhece a casa de Dona Letra, na cidade de Consonantópolis. A história se desenvolve até a página 30, e no decorrer do enredo todas as ilustrações aparecem como que emolduradas num papel de fundo branco com bordas onduladas, coladas sobre um papel verde de bolinhas num tom mais claro, com um tipo de borda rosa em toda a extremidade externa das folhas e onde está colocada na parte inferior a numeração das páginas. No enredo, os outros moradores da cidade começam a ser apresentados: o senhor A, o B, o C, o D é apresentado junto com o H, pois “O D era um doutor muito famoso que trabalhava no hospital do senhor H” (HEINZEN, 2016, p. 14). Algumas letras são apresentadas em página única, e outras aparecem juntas como o D e o H; o G e o O; o I e o U; o P e o Q; o R e o S; num prédio moravam 4 letras apresentadas na mesma página: o T, o V, o X e o Z; e as letras estrangeiras: o W, o Y e o K que moravam numa mesma casa. Percebe-se no trabalho de ilustração do livro, um pouco do trabalho desenvolvido pela professora e seus alunos: há marcas de dedos na composição de algumas imagens, há diferentes tipos de sol desenhados, a pintura de cada letra e de algumas imagens no decorrer da história.

REFERÊNCIA

HEINZEN, Rita de Cássia Guimarães. Dona Letra do Alfabeto e Silva. Florianópolis: Insular, 2016.


Imagens