literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Encontro com a Infância
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Encontro com a infância, de Urda Alice Klueger, é um livro que se dedica a resgatar boas lembranças da infância, adolescência e juventude da escritora. Composto por dezenove crônicas com ares de conto, os textos trazem, muito intimamente, as sensações vividas por Urda Alice quando era pequena. As crônicas foram reunidas de publicações de jornais conhecidos no Estado.

Muitas aventuras guardadas na memória, cada lembrança surge do contato com algum evento atual que remete a escritora ao seu tempo de criança, cheiros e gostos são evocados para o tempo real de leitura, aproximando o leitor na experimentação da memória junto com a escritora.

Cada uma das histórias, através de intertextos, procura uma comparação entre as fantasias das crianças de hoje e as fantasias infantis de contos de fadas que a escritora tinha quando pequena. Patinho feio, Cinderela e outros personagens são também citados pela autora ao lembrar-se de histórias ouvidas através da oralidade, no encontro com os tios.

A ilustração de uma bicicleta abre as histórias, fazendo referência ao primeiro conto do livro, que descreve a diversão que existia em andar, em pé, na garupa de uma bicicleta. A autora também presta suas homenagens aos lugares da infância e juventude, bem como aos reais personagens que fizeram parte dela, contando histórias sobre os amigos de sua cidade natal (Blumenau – SC), e das pessoas que foram importantes em sua vida.

São pequenas histórias, para “serem beliscadas” aos poucos, uma a uma. Desta maneira, o livro proporciona ao leitor uma leitura alinear dos fatos, sem a necessidade de se seguir um roteiro prévio de leitura. 


KLUEGER, Urda Alice. Encontro com a infância. Blumenau: Hemisfério Sul, 2007.


AUTORES

Imagens